Contos já vem de uma tradição antiga do nosso autor Denis Neto aqui da Odyssey. Desde que ele estava rascunhando o seu cenário de Oddcell, os contos sempre estavam lá, deixando os leitores imersos neste novo cenário que está por vir.
Se você não sabe do que eu estou falando, primeiro: shame on you, segundo: os links acima vão te ajudar a saber disso. Você também pode visitar o site oddcell.com.br para mais informações. E cadastre lá para não perder mais!
Eu acho contos, uma ótima maneira de mostrar aspectos do cenário de maneira imersiva. Ao invés de simplesmente contar em blocos intermináveis de texto. E eu mesmo já escrevi alguns aqui no site para falar do cenário de Rifts. Obviamente, me inspirando no meu colega que estava aqui desde anos fisgando leitores para o cenário de Oddcell através da narrativa.
E bem, só posso dizer que é um prazer imenso fazer parte da revisão deste projeto!!! Então, após passar quase uma madrugada maratonando os contos antigos e novos, eu decidi montar o meu Top 10 dos contos mais imperdíveis de Oddcell! Links para os contos estão nas imagens, então… Sem mais delongas:
10 – Sinta o PEM
Okay, eu vou começar com um que provavelmente vai decepcionar meu amigo por estar na 10ª posição. Pois este é um conto que começa com um bloco de texto expositivo (e não da maneira divertida) antes de chegar na parada boa de fato.
Este é um que se fosse escrito hoje, estaria brigando pela 1ª posição. Até porque, aqui vemos uma exploração sobre o Emaranhado e a primeira menção sobre os “obeliscos”, um dos maiores mistérios do cenário.
A trama, uma vez que passa os blocos expositivos engata mesmo, com mentiras e conspirações. Eu ainda fortemente recomendo a leitura!
9 – Limpeza
Dos contos antigos, este é o meu favorito! Porque de longe ele tem a premissa mais relatável de todas. Mostrando um dia na vida como um “CLT” do Domo que deve fazer um trabalho além da sua qualificação e seu pagamento.
O conto nos apresenta sobre os Sindicatos, que infelizmente se tornaram um meio de controle do governo fascista do Domo. E o inferno que a vida de um simples trabalhador pode ser, dependendo da sua função.
Obviamente, tem meu selo de aprovação, mesmo sendo mais antigo.
8 – Enxerto
Super poderes não são tão simples assim em Oddcell, e este conto mostra um pouco disto. E as vezes limitações são uma ótima forma de mostrar um pouco de vulnerabilidade e deixar a existência de seres supers um pouco mais crível.
Ao invés de mostrar sobre coisas grandiosas no cenário, este está muito bem confiante em apresentar um dia comum de um Ímpar nos Ermos. O que bem, está longe de ser sem emoção!
E é um conto mais recente, então a qualidade já deu aquele salto!
7 – Exílio no Forte Sangue
Se a própria imagem já não diz, esse é um daqueles contos…
Superficialmente, entramos nas botas de um soldado recém recrutado (por livre e espontânea pressão) nas fileiras do Domo e mandado pro Emaranhado. Mas é a partir daí que as coisas começam a ficar estranhas, bem estranhas.
E vai indo, em um crescendo cujo final rendo um legítimo WTF! O conto mostra mais sobre os perigos do Emaranhado, e como forças do Domo não mede esforços para estudá-las. Enviando recrutas de cidades do cafundó de judas para a carnificina.
6 – Fúria Vermelha
Okay, eu tenho que admitir o meu viés pessoal por este aqui. Uma vez que ele se passa na região de fronteira com o antigo Paraguai, região onde eu nasci e cresci. Bom agora que vocês sabem ou pouco mais sobre mim, vamos ao conto.
Ele aborda uma personagem de mesmo nome que não está pra brincadeira! O nome, a temática e a ancestralidade indígena da personagem também me lembra Lobisomem: O Apocalipse, o que rende mais pontos positivos.
Em geral, é uma leitura intensa e de tirar o fôlego, mas que não é tão longa.
5 – Dorso
Tá afim de ter o seu coração destroçado? Então leia este conto.
Quando pensamos em hordas de infectados, usualmente não se passa por nossas cabeças quem cada um era. E honestamente não deveríamos, por um bom motivo.
E este é um motivo que o conto aborda com maestria. Mas não é apenas isso, também nos é apresentado mais um dos grandes mistérios do Emaranhado. Uma combinação para deixar qualquer um boquiaberto…
4 – Vazios
Você já parou pra pensar nas implicações de personagens com poderes lendários em supers? Talvez um ou outro quadrinho tenha explorado esta possibilidade, mas talvez não de uma maneira tão pessoal quanto este conto.
Pontos bônus por se passar no Litoral Paulista, região que os chefões da Odyssey habitam.
O conto é meio longo, então reserve um tempinho, pois ele merece 100% da sua atenção. Ele demora um pouco para engatar, mas quando engata… É tensão total até o seu final que é um soco na barriga! E que não funciona sem aquele começo.
Menções honrosas...
Finalmente! Chegamos no pódio! Daqui em diante sabemos que a qualidade vai estar assim:
Mas antes, eu gostaria de destacar aqui aqueles que apesar de não entrarem na lista ainda são bem relevantes e interessantes. Alguns também apresentam detalhes desconhecidos do cenário. Então vamos lá:
Caradura é um conto psicodélico de horror. Apresentando um personagem que pode se jogado na sua mesa sem problemas! Já que ele tem ficha para SWADE advinda do desafio #CriaSuaCriatura. O link também está no post.
O Acordo foi escrito durante o FC de Wiseguys, e parece que ele bebeu um pouco disto. Se passando em um interrogatório da polícia, ele se carrega principalmente no diálogo!
O Sorriso Perdido é um mistério envolvendo a alta cúpula militar do Exclave, e uma pintura mutilada. Fora isto… É um mistério. Você terá que ler.
Índigo nos mergulha na máquina de propaganda do Domo. É bem curtinha mas dá bastante material para pensar.
Galo de Briga é o primeiríssimo conto que foi parar aqui no site. E ele também aborda uma faceta do cenário, no contexto sujo de lutas clandestinas.
3 – Silêncio
Este conto está aqui para provar que as vezes menos é mais! Já começando com a primeira menção da Cepa Negra do Emaranhado e uma situação desesperadora!
É curtinho, você pode ler em um instante, mas não é menos tenso por isto! Ele também aborda o Colapso, um dos pontos centrais da mecânica de Oddcell. Apesar que este já foi abordado com bem mais pompa no conto abaixo.
Então, com monstros em sua volta, você vai ficar em silêncio?
2 – Colapso
Quando tudo deu merda. Você se encontra estatelado no chão, sem ação. O que resta a um Ímpar fazer? Colapsar? Mas isto não tem o mesmo sentido do nosso mundo.
Numa Londres cheia de frenéticos e fanáticos, entrar em Colapso pode ser a única opção.
O que falando em termos de jogo, é uma opção que todo Ímpar tem, de extrapolar seus limites de poder a um grande custo. É uma opção que não deve ser usada levianamente. E neste conto que tivemos a primeira apresentação desta mecânica!
1 – O Confidente
Onde quer que esteja, o Confidente sabe o que realmente se passa em sua cabecinha…
Quando geral pensa em supers, já vem em mente heróis usando capa, capazes de destruir paredes de concreto com um soco. Mas O Confidente, é a prova cabal que poderes mais sutis podem ser igualmente, ou até mais destrutivos que super força ou raios oculares!
Este conto está em primeiro lugar e não é toa! Eu devo até incluir um aviso de gatilho: não leia se você estiver em um estado ruim emocionalmente, sério. Mas se estiver tudo numa boa e não quiser mais ficar, LEIA! Eu recomendo e muito!
Oddcell é um universo de RPG que aborda um planeta Terra em 2048, devastado por uma guerra nuclear sob resquícios de um vírus que transformou pessoas comuns em seres dotados de poderes inimagináveis. Acompanhe o site e fique por dentro das novidades. oddcell.com.br




