Domo: A Face do Poder em 2048

oddcell domo poder 2048 Blog

A humanidade precisa de pouco para sobreviver. Comida, água e abrigo apenas, exatamente o que o Homo erectus buscava. No meio da tempestade, uma caverna que lhe oferece proteção não pode ser chamada de prisão, mesmo que essa tempestade nunca pare.

Desertos e ruínas cheios de Frenéticos, predadores mutantes, gangues de saqueadores e focos do Emaranhado pra todo lado. A “tempestade” lá fora jamais irá cessar, e eles sabem disso. O Domo te abraça com seus muros enormes, ordem e escalonamento social. Para milhões de almas que vivem nas suas cidades-estado, o Domo é a única esperança de salvação. São a força que impediu a extinção total da raça humana, a mão firme que reergueu cidades inteiras e aqueles que nos salvaram da barbárie pura e simples.

A hegemonia do Domo surgiu oportunamente quando todos os outros governos ruíram. Como a única força militarizada autossuficiente em números, dominaram antigas instituições no mundo todo e as tornaram parte de seu governo, criando um ecossistema extremamente necessário para a sobrevivência de qualquer povo. Somente eles sabem (e conseguem) governar num planeta caótico que tenta expurgar o que restou da humanidade. Somente eles sabem erradicar o Emaranhado e mantê-lo longe dos muros das cidades. Somente eles, o Domo, sabem manter o equilíbrio entre a humanidade e as aberrações chamadas Ímpares.

Sim, somente o Domo sabe governar usando sombras de tratados e legislações humanitárias, mesmo que pra isso entenda que “humanidade” não se aplica totalmente aos Ímpares. Ao contrário do Domo, as cidades imparocratas muitas vezes podem parecer oásis maravilhosos, mas não estão livres do ego de seus governantes que, mais cedo ou mais tarde, colocarão seu orgulho à mostra. O Domo tem leis, muitas vezes rígidas, mas são leis e, sob elas, um cidadão pode ser protegido.

A Vida sob o Domo

Tecnologia e serviços se tornaram tão importantes como commodities. Cidadãos se comunicam através da Extranet com seus Smartdomes, numa linha de conexão que não ultrapassa os limites dos muros da cidade-estado em que se vive. Quem ousa imaginar as tecnologias guardadas a sete chaves dentro dos porões das mega techs, que foram arrematadas pelo Domo? Quais mentes brilhantes conseguiram sobreviver às catástrofes mundiais e hoje têm lugar de destaque nos salões de poder ou nos grandes centros de pesquisas?

Oportunidades de trabalho não faltam e além disso, são uma “artéria aorta” que bombeia poder para o coração do Domo. Os sindicatos foram as primeiras forças a surgir quando o governo se estruturou, logo após as explosões nucleares. Estas instituições organizam e regem praticamente qualquer atividade que move uma cidade. Desde os trabalhadores do Martelo, até os contratos de morte da misteriosa Agência são necessários para manter a estrutura sólida da nova sociedade. Para um Ímpar, talvez se filiar a um sindicato seja a única maneira de coexistir com a humanidade local, trabalhando em prol dela e recebendo como “bônus” o tão desejado Cartão Cinza, documento que garante a legalidade para manter seus poderes “guardados dentro da calça”.

Mas calma. A humanidade não está totalmente à mercê dos perigos que os Ímpares podem causar. O Domo conta com o poderoso esquadrão Oncogene, soldados biologicamente modificados que carregam um arsenal tecnológico único. Além disso, cada cidade também tem seu próprio grupo de Ímpares a favor do governo, geralmente conhecidos como Campeões. Deste modo, ameaças de dentro e de fora dos muros são resolvidas com certa facilidade.

Por fim, a Lex Legum rege os mandamentos inquestionáveis do Domo, pilares que mantém a estrutura, garantindo que gerações futuras cresçam dentro de uma civilização próspera e segura.

Conclusão

Vilões? Só se for na sua própria humilde concepção. Para a grande maioria da população que você pode pretender ajudar, eles são os verdadeiros heróis. Para o cidadão que viu o mundo queimar em chamas radioativas, a paz oferecida pelo Domo não tem preço.

Para um Ímpar, viver sob as regras do Domo pode ser sufocante. Nesta posição você deve se submeter à “Lei da Superioridade Humana” estabelecida pelo Exclave, sob a qual um uso não autorizado da Célula ìmpar pode te colocar nos corredores de tratamento de esterilização, ou simplesmente te levar à morte. Mas você é um Ímpar e deve escolher com cautela o que fará com esse tanto de poder querendo ser liberado. Você tem conflitos, problemas e dramas, mas também tem um propósito. O que fará com ele?

Arte por Carlos Bizarri.

 


Oddcell é um universo de RPG que aborda um planeta Terra em 2048, devastado por uma guerra nuclear sob resquícios de um vírus que transformou pessoas comuns em seres dotados de poderes inimagináveis. Acompanhe o site e fique por dentro das novidades. oddcell.com.br

Compartilhe esse post:

+ ARTIGOS