Savage Rifts® – O que são Iconic Frameworks? (Parte 2)

iconic frameworks savage rifts 2 Blog

Esta é a segunda parte de um artigo que ficou meio grandinho, veja a Parte 1 se já não fez. E também, recomendo dar uma olhada nos links abaixo!

Continuando...

Na parte um, falamos sobre os Frameworks marciais, mas Rifts também é um cenário de magia e poderes da mente! Além disso, nem tudo se resume a combate, especialmente em um pós-apocalipse onde equipamentos quebram, viagens são perigosas e cura é escassa!

Mestres Conjuradores

Seja através da manipulação das energias das Linhas Ley (magia) ou pela manifestação da força mental (psionismo), estes são os que moldam o campo de batalha! O cenário de Rifts tem como pilar o retorno das forças arcanas, estes personagens levam à sua conclusão.

Magistas e psíquicos são universalmente odiados pela Coalizão e Estados, e a Federação da Magia busca recrutá-los, nem que seja à força! E por isso, conjuradores devem tomar muito cuidado para não terem um alvo sobre suas cabeças. Psiônicos mascaram seus poderes com bem menos esforço, mas seus poderes são mais limitados que o arsenal arcano que magistas carregam com seus gestos e palavras!

Burster (Combustora)

São psiônicos que vivem para ver o mundo pegar fogo! Possuem uma lista limitada de poderes para auxiliar a si mesmos e seus colegas, mas o principal é raio e a sua Aura Flamejante! Tudo obviamente, com manifestação de fogo ou adjacente.

Sinceramente eu não sabia se colocava aqui, ou entre os Combatentes Canhões de Vidro do artigo anterior. Até porque, em jogo Bursters desempenham exatamente este papel, só que fazendo isto com poderes! Embora seja plenamente viável fazer um de linha de frente!

Porém sua força é sua maior fraqueza. É tudo diversão e jogos até aparecer um demônio (que não é uma vista rara neste cenário), ou pior ainda: outro Burster. Então, suas opções contra inimigos imunes à fogo são meio limitadas quando seus poderes são de fogo!

Ley Line Walker (Caminhante de Linhas Ley)

Ah! Se não é o arquetípico mago de Rifts! Caminhantes de Linhas Ley não possuem este nome a toa! Eles são especialistas em canalizar poder das ditas cujas, de forma que podem até mesmo voar (ou se teletransportar) por elas!

Linhas Ley são correntes fluviais de P.P.E. (pontos de poder arcano) que estão tão carregadas de poder, que seu brilho azulado é plenamente visível no horizonte, especialmente à noite! Poder bruto, pronto para ser manipulado por magos!

Mas um Caminhante das Linhas deve ter cuidado. Pois o retorno da magia não é bem visto por supremacistas como os da Coalizão. E você certamente não será o único querendo clamar uma Linha ou ponto Nexus para si! Inimigos e invejosos estão por todos os lados! 

Linhas Ley brilham com poder arcano em Rifts®! (arte por Kevin Long)
Mind Melter (Derrete-Mentes)

Imagine ter uma mente tão poderosa que você é considerado uma aberração por todos a sua volta. Entretanto, você é um dos psíquicos mais potentes da Terra das Fendas! Com poderes de telecinese, telepatia, controle e defesa mental, etc.

Derrete-Mentes possuem grande resiliência mental, graças aos seus dons. Por serem psíquicos maiores, eles tem muita reserva de I.S.P. (pontos de poder psiônico) para queimar em uma gama de poderes! Novamente, este nome não vem a toa!

Entretanto… Eu já falei que você é temido? Pois é. As boas notícias, são que conjurar poder apenas com sua mente torna a sua vida mais fácil. Além disso, a Coalizão de Estados aceita recrutas psiônicos no Batalhão PSI, ao contrário dos magos…

Mystic (Mística)

Para quem está começando, Místicos são… Estranhos. Possuem tanto poderes da mente, quanto poderes arcanos advindos de milagres. Isto se dá por ele dominarem tanto o corpo quanto alma, abraçando a verdadeira harmonia espiritual.

Sendo os únicos conjuradores com o A.A. – Milagres (que manipula P.P.E.), Místicos são os melhores em manter o grupo vivo com cura mágica (ou até ressuscitar!). Mas não tome-os como meros suportes, pois suas magias ofensivas são devastadoras contra forças do mal! 

Místicos são fiéis em alguma forma, seja à uma divindade, os espíritos, ou uma filosofia esotérica. Logo, eles possuem restrições de conduta. Não são tão pesadas quando a dos Cyber-Cavaleiros, mas ainda assim é bom ficar atento ao que faz.

Especialistas Utilitários

Tá, mas como foi dito anteriormente: nem tudo se resume à combate! As “vezes” você vai precisar de alguém para consertar um equipamento quebrado durante um combate duro, ou até mesmo um dos personagens… (Aspas porque as “vezes” é bem frequente em jogo!)

Embora os Especialistas consigam se virar à sua forma durante a ação frenética, eles geralmente ficam de segundo plano. Até porque, eles brilham mesmo FORA dos combates! É quase obrigatório ter pelo menos um desta categoria no seu grupo. Pois acredite: um Wilderness Scout faz falta quando você mais precisa hein…

Techno-Wizard (Tecno-Mago)

Mestres da ciência arcana, que só veio com a chegada das Fendas! Tecno-Magos, não são meros conjuradores, e nem meros cientistas ou mecânicos. Misturar magias de conjuração com interfaces e microchips é uma arte que só eles entendem. 

É de longe um dos Modelos Icônicos mais versáteis em jogo. Já que uma de suas habilidades é uma versão melhorada da Vantagem Engenhoqueiro, essencialmente te dando toda a lista de poderes logo de cara! Bastando apenas uma rodada para ter um gizmo novo!

Além de poder fazer melhorias, transformando itens mundanos em itens Tecno-Mágicos! Sendo muito bem-vindo se seu grupo é composto por conjuradores de P.P.E. ou I.S.P., porque do contrário… Você será apenas mais um conjurador na equipe.

M.A.R.S. (Mercenários, Aventureiros, Renegados e Sábios)

Ah, se não é o meu favorito! Você achou todo esse papo meio constritivo em uma idéia? Então o M.A.R.S. é para você! Trata-se de um Modelo Icônico que adapta as classes mais mundanas do Rifts original, como Operator, Cyber-Doc e o meu favorito: Vagabond!

Poder não é o que estamos falando aqui, e sim versatilidade. Pois você começa com um pacote de habilidades profissionais à sua escolha, duas rolagens na tabela de Fortuna & Glória que só eles tem, e 4 Progressos iniciais! Sim! Um Estágio acima!

Todos os Pacotes M.A.R.S. são auto-descritivos, e não vai achando que eles só são utilitários. Pois como eu falei na Parte 1, alguns deles como Merc Soldier, Headhunter, Power Armor Ace e Robot Vehicle Ace são verdadeiras máquinas de combate!

E mesmo se quiser criar o seu personagem totalmente a la carte, bem, é para isto que Personal Concept Option existe afinal. Lembrando que todo livro não só trás novos Modelos Icônicos, como também novos Pacotes M.A.R.S.!

E mais: Jornada Heróica!

Para fechar o assunto da criação de personagem de Savage Rifts, cada personagem ganha rolagens nas tabelas de Jornada Heróica, que rendem habilidades bônus para apimentar a personagem. Além de revelar novas facetas de antecedente que o jogador nem sabia!

O número de rolagens e quais tabelas são permitidas são descritos no Modelo Icônico escolhido. Mas tipicamente são duas rolagens. Algumas exceções são os Dragões que só tem uma (pois bem, uma semana de vida afinal) e os M.A.R.S. que tem três! Além das duas rolagens na tabela de Fortuna & Glória que é exclusiva deles.

As tabelas são divididas em um assuntos que o seu personagem pode ter convivido e explorado no passado. Elas são: Body Armor, Close Combat Weapons, Cybernetics, Education, Enchanted Items & Mystic Gadgets, Experience & Wisdom, Psionics, Ranged Weapons, Training e Underworld & Black Ops.

Conclusão

E com isto, o seu viajante das Fendas está pronto! Já podemos partir em expedições para combater ameaças alienígenas, ou o pior de todos: supremacistas da Coalizão de Estados ou da Federação da Magia. Cada herói adicionado às fileiras de Legião do Amanhã são uma fagulha nas chamas da esperança para a Terra das Fendas!

Eu serei honesto de que escrever este artigo de fato foi meio cansativo, então ele será o último sobre a mecânica do cenário. Eu ainda pretendo escrever mais sobre Rifts — tanto contos, como artigos falando sobre lore. Pois eu garanto que meu hiperfoco está LONGE de passar! Mas enfim, espero ter ajudado os viajantes das Fendas novatos com este artigo!

Falando em contos… Se você se interessou e quiser saber mais sobre o cenário na pele de seus personagens, bem aqui estou eu aumentando minha perícia de escrita criativa com cada um deles! Você pode lê-los abaixo.

Rifts® é um cenário e sistema de RPG publicado pela Palladium.
Rifts® para Savage Worlds é publicado pela Pinnacle; ainda não há uma versão oficial em português.

Savage Worlds Edição Aventura é um sistema para RPG de mesa publicado no Brasil pela Retropunk.

Siga a Odyssey em nossas redes sociais para mais notícias selvagens!

Compartilhe esse post:

+ ARTIGOS