No post anterior sobre Darwin Thalwen, personagem de um dos meus jogadores, eu falei brevemente Iconic Frameworks. Mas este é é com certeza um tema que merece um artigo próprio, não? Então aqui estamos!
A criação de personagens em Savage Rifts segue o mesmo padrão do Savage Worlds Edição Aventura. Você tem a mesma distribuição de pontos em atributos, perícias, a mesma quantidade de Complicações e Vantagens que pode comprar. Ah, e obviamente, escolhendo uma Ancestralidade antes, com humano te dando um Vantagem grátis.
Porém, as coisas começam a mudar quando as Regras de Ambientação Nasce um Herói e Mais Pontos de Perícias (assunto que eu já cobri em um artigo passado) são usadas pelo cenário. Regras estas que já aumentam o leque de opções, mas quem dera se elas parassem por aqui não? Porque além disto, todos começam com algo que literalmente define o papel icônico de seus personagens…
Iconic Frameworks
Eis o motivo de Rifts ser considerado tão overpower em relação aos outros cenários. Quer dizer… O maior deles. Cada personagem começa com um Modelo Icônico de habilidades únicas, vantagens, perícias, e até complicações. Há aquelas que alteram até mesmo a distribuição dos atributos! E não são só uma coisinha ali e outra acolá.
Este conceito veio originalmente de Freedom Squadrom, cenário feito pelo Sean Patrick Fannom, que também foi o responsável pela versão selvagem de Rifts. Então já é de se imaginar que ele também seria usado aqui, pois vários destes conceitos não são facilmente replicáveis como uma Vantagem, por exemplo.
Cada Iconic Framework muda drasticamente o seu papel no grupo, e alguns deles mudam como a sua distribuição de pontos é feita. Então é recomendado ler o Modelo Icônico que se interessou em jogar antes de fazer a sua decisão. Até porque todos eles tem habilidades únicas super divertidas, mas também há complicações que podem te fazer mudar de idéia.
Lista de Frameworks
Para facilitar o processo de decisão, eu gosto de organizar os Iconic Frameworks em categorias mais abrangentes baseadas no papel que o personagem terá em grupo. Então notem que estas opções de personagens não estão listadas desta forma no livro.
Além disto, pela nossa sanidade e espaço no artigo, eu listarei somente os que estão presentes no The Tomorrow Legion Player’s Guide. Mas vamos lá, começando com os:
Combatentes Canhões de Vidro
Esses são os mais diretos em resolver os seus problemas. Sendo muito bons com armas corpo-a-corpo ou/e de longa distância (tipicamente o primeiro), estes são os principais lutadores na linha de frente. Geralmente possuindo bônus na Movimentação para fechar distância com oponentes, e/ou meios para atacar múltiplas vezes.
Estes são ótimos em lidar com hordas de oponentes mais fracos, porém é bom prestar atenção e procurar cobertura se algo com poder de fogo arrasador aparecer. Além dos listados, pacotes M.A.R.S. como Merc Soldier e Headhunter cabem perfeitamente no papel.
Crazy (Louca)
No cenário de Rifts há muitas coisas que podem fazer um perder a sanidade. Mas somente o implante M.O.M. Faz você ganhar poderes disto! O Louco é um combatente que, graças a este implante é capaz de fazer overclock no cérebro para ter poderes psiônicos!
Entretanto, como o nome implica, quanto mais poder você ganha usando este implante, mais danificado o seu cérebro vai estar. Causando efeitos que variam de demência, a esquizofrenia, a total psicopatia e outros efeitos colaterais insanos.
Em jogo, o Crazy age como uma espécie de “Bárbaro”, ganhando uma versão melhorada da Vantagem Furioso, e ainda é capaz de conjurar poderes da mente para ficar ainda mais forte! Se você acha que a sanidade é um preço justo a se pagar pelo poder…
Cyber-Knight (Cyber-Cavaleira)
Outro combatente que mistura poderes da mente com pancadaria é este. Cyber-Cavaleiros fazem parte de uma ordem heróica que vem ajudando o povo desde a Era das Trevas. Eles seguem um rígido código que cavalaria que os tornam em paladinos pós-apocalípticos!
Sua principal habilidade é manifestar uma espada espiritual cujo dado é baseado nos seus atributos. E dependendo de como distribuir os seus pontos, você será a estrela no combate corpo-a-corpo. Isto além dos poderes, e bônus sociais pela reputação!
Porém, a força dos Cyber-Knights é diretamente alinhada com a sua fibra moral. Eles possuem um Código de Honra (Maior) que deve ser seguido à risca. Quebrar o código literalmente te enfraquece! Afinal, os campeõs da justiça devem seguir com sua palavra.
Juicer (Suqueiro)
O “Suco” é o caminho mais rápido e barato para se tornar um super soldado. Trata-se de um implante bio-químico com adição de nanotecnologia capaz de transformar até o mais franzino em uma máquina de matar. Mas isto tem um custo alto…
Juicers possuem super reflexos, super força, e são praticamente incansáveis. Entretanto, quanto mais o “Suco” é usado, mais tensão ele cria em seu corpo. Chegando ao ponto em que o bio-comp aumenta a dosagem para compensar a sua resistência.
Esta é a fase conhecida como Last Call: por um lado, você é capaz de feitos inumanos; mas por outro, a sua vida está chegando ao fim. Sim, o “Suco” está lentamente te matando! Isto é representado magistralmente pela mecânica do Burn, que só eles possuem!
Montanhas de Poder Bruto
Ao contrário da categoria anterior, estes aqui são mais do que capazes de lidar com ameaças de peso como demônios, dragões e mechas. E ainda proteger os seus aliados mais fracos com a sua presença e alta resistência.
Eles possuem de uma forma ou outra, altíssima Resistência M.D.C. (Armadura Pesada), conseguindo segurar a maioria dos ataques. E geralmente carregam arsenal de Mega Dano (Arma Pesada) capaz de derrubar colossos. Além dos listados, pacotes M.A.R.S. Power Armor Ace e Robot Vehicle Ace podem facilmente desempenhar este papel.
Combat Cyborg (Ciborgue de Combate)
O que faz alguém em sã consciência substituir mais de 80% de seu corpo em metal, trocando ossos por pistões e vasos sanguíneos por cabos elétricos? Se tornar uma máquina de moer carne, é claro! Pois é isto que Combat Cyborgs são!
Eles são classificados como “ciborgues de conversão total”. Sendo assim este é o primeiro Modelo que você não escolhe uma ancestralidade, pois seja lá o que você era antes, não é mais relevante. Além disso é o primeiro com atributos pré-definidos.
No combate, borgs agem de maneira similar a categoria acima, entretanto, sua Força descomunal permite carregar um arsenal pesado! E sua Resistência M.D.C. permite suportar os ataques mais viscerais! Tudo isto com o singelo custo da sua humanidade!
Dragon Hatchling (Dragão Filhote)
Sim, é isto mesmo! Um DRAGÃO! E a parte de “Filhote” só significa que você ainda não tem muita experiência de vida mesmo. Porque de resto, você já tem tudo! Tamanho, escamas, garras e dentes capazes de estraçalhar qualquer um, e sopro de fogo!
Entretanto, é inegável que são criaturas bem… Chamativas. Mas relaxe que dragões possuem uma forma humanoide que eles podem assumir por tempo limitado. Então maneje bem esse tempo para evitar “encontros acalorados” em cidades que sua equipe visita.
Além do que já foi dito, este é um Modelo que a distribuição de atributos e diferente, e a das Complicações também! Ou melhor: você não começa com Complicações, mas sim, vai ganhando conforme o seu dragão ganha experiência de vida!
Glitter Boy (Menino Brilhante)
Este é o nome dado tanto às lendárias armaduras de crômio reflexivo quando aos pilotos que carregam o legado de heroísmo dos Neemans. E de fato, é uma armadura tão reflexiva que lasers tem seu dano e PA reduzidos pela metade!
Um piloto de Glitter Boy é basicamente um tanque de guerra. A armadura mais forte conhecida concede Resistência na base dos 40(!!!) e já vem com um canhão elétrico conhecido como Boom Gun, por conta do seu estouro ensurdecedor!
Entretanto, é bom lembrar que um tanque de guerra também é lento, e este sob duas pernas não é diferente. Estamos falando em “literalmente ter que gastar uma ação fincando hastes no chão para se estabilizar antes de atirar!” lento.
Continua da Parte 2 onde cobriremos os Mestre Conjuradores e os Especialistas (incluindo o melhor Modelo Icônico!).