Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Regras de Ambientação – Customizando a Selvageria (Pt.2)

customizando-a-selvageria-2

Demorou! Mas estamos aqui novamente falando sobre as Regras de Ambientação do SWADE Base! Esta é a Parte 2 em uma duologia de artigos, então se não o fez, veja a Parte 1 aqui antes de prosseguir. Pois lá nós damos uma dica fundamental para qualquer mesa de Savage Worlds.

E novamente, traremos mais uma Regra de Ambientação extra, por conta da casa!

Regras de Ambientação (continuando)

  • Especialização em Perícias: Agora chega o momento brutalmente honesto aqui. A situação em que essa regra é recomendada é nunca! Primeiramente que “realismo” em RPG de mesa é um mito. Segundo que mesmo em cenários selvagens que de fato buscam uma experiência mais próxima da realidade, como é o caso de Seven Worlds não usam. Se está disposto a sacrificar os pilares de Savage Worlds em troca de simulacionismo, um sistema que mais se encaixa ao seu gosto.
  • Fanáticos: Ah esta é um charme! Cabe muito bem para aventuras pulp. E também é uma ótima para dar uma sobrevida ao seu chefão, uma vez que esta regra força os jogadores a lidarem com os capangas de qualquer jeito. A minha abordagem favorita é listá-la como Habilidade Especial para certos npcs e criaturas, tal como Wiseguys faz. A regra de Dano Severo também pode ser usada desta forma!
  • Heróis Nunca Morrem: Okay, modo brutalmente honesto aqui novamente. Digo que há maneiras melhores de conseguir o efeito desejado sem eliminar as consequências do jogo. Eu prometi não falar dos compêndios aqui, mas a regra Death & Defeat do Super Powers Companion é uma versão melhor desta regra em todos os sentidos. Nós também faremos uma nova regra para lidar com isso em um futuro produto da Odissey…
  • Heróis sem Armadura: É subutilizada em vários cenários! Obviamente sendo um ótima escolha para cenários de espada e feitiçaria onde músculos definidos é toda proteção que um bárbaro precisa. O que ninguém fala, é que também cai como uma luva para cenários modernos. Pois você não quer ver seus detetives e gângster estilosos tendo que usar coletes de kevlar toda hora, não é?
  • Limite de Ferimentos: Mais uma regra que deve estar listada como padrão aqui. Jogar Savage Worlds, tal como outra atividade… Não se faz sem proteção. A única situação em que não usar essa regra fosse o desejado, seria em um cenário como Weird Wars, onde a morte está a um beco de distância. Deadlands também é um dos poucos cenários que não a listam por padrão.
  • Mais Pontos de Perícia: Simples, use esta regra em cenários modernos e futuristas para compensar as perícias adicionais como Hackear e Eletrônica que cenários assim trazem. Se não der ouvidos aos meus conselhos e usar a regra de Especialização em Perícias, esta regra aqui deve ser usada em conjunto.
  • Múltiplos Idiomas: Só deixe de usar caso houver apenas um idioma dominante no cenário, como é o caso de Deadlands, por exemplo. Esta regra, tal como Limite de Ferimentos e Convicção é essencial para a maioria das mesas.
  • Nasce um Herói: Ideal para cenários mais épicos ou aventuras curtas, onde você quer mesmo é liberar os melhores brinquedos da caixinha logo de cara. Não é recomendada para aventuras mais longa onde presa-se o senso de progressão.
  • Pura Sorte: Mais uma regra subutilizada! Embora ela se encaixe melhor em cenários aventurescos ou até mesmo cômicos, como apenas como exemplo, um Brancalônia Selvagem. Use sem moderação.
  • Sem Pontos de Poder: Já vi esta regra sendo criticada por tornar Mais Poderes a única Vantagem viável para conjuradores. Mas como diz o ditado: É uma característica, não um bug. Pois ela se encaixa muito bem para cenário de baixa magia. Onde a magia em si requer um grau elevado de conheciamento para funcionar e um personagem não pode ter somente “mago” no currículo.

Ufa! Espero que esse insight lhe inspire a customizar a selvageria em suas mesas. Pois Savage Worlds foi feito para ser amplamente customizável!

Então já pegue a sua Lista de Conferência de Regas de Ambientação na pág. 136 do SWADE Ed. Revisada e já comece a marcar quais regras estarão em ação em sua mesa. E não deixe de checar a nova Regra de Ambientação abaixo!

Nova Regra de Ambientação: Acerto Crítico!

Você acha que o simples +d6 por ampliação na jogada de ataque não é o bastante? E se você tirar um resultado total de 20 em seu Atirar ao invés de 8, não deveria ser tratado de forma diferente? Esta regra é a sua resposta! 

Ao tirar mais de uma ampliação em uma rolagem Atirar, Atletismo (arremesar) ou Lutar, o dado extra de dano aumenta em um tipo para cada ampliação acima da primeira. Ou seja, +d8 para duas ampliações, +d10 para três, e por aí vai.

Poderes: À critério do MJ, esta regra também se aplica ao poderes raio, rajada e explosão. Ignore a linha que diz o que acontece se ampliar no teste de ativação destes poderes, e aplique esta regra no lugar.

Savage Worlds Edição Aventura é um sistema para RPG de mesa publicado no Brasil pela Retropunk.

Siga a Odyssey em nossas redes sociais para mais notícias selvagens!

Compartilhe esse post:

+ Posts