Oddcell: Um Cenário Super Selvagem

oddcell um cenario super selvagem Blog

Sabe aquela vontade de viver um personagem poderoso, vestido com um collant colorido, cueca por cima da calça e uma capa esvoaçante? Pois é: se tive, já passou faz tempo (rs). Apesar dos universos cinematográficos da Marvel e DC terem popularizado o estilo e deixado mais palatáveis aqueles visuais espalhafatosos, ainda assim seria no mínimo estranho ser picado por um inseto radioativo, ganhar super poderes e sair por aí vestindo uma fantasia de halloween. Nada contra o estilo “four color”, pelo contrário: Li e ainda leio muitos quadrinhos. Fui colecionador desde garoto e as histórias em quadrinhos ainda me fascinam. Mas de uns anos pra cá, ganhei um apreço especial por aqueles títulos mais violentos, por achar que aquilo era mais próximo da “realidade” humana. Mas como falar sobre realidade quando se está atirando raios oculares e voando por aí?

Em 2006 conheci um seriado chamado Heroes e foi paixão à primeira vista. O tom sóbrio com o qual Tim Kring abordou o assunto, trouxe um vislumbre do que habitava meu imaginário há tempos: E se fosse real? Como as pessoas se comportariam? Como os governos iriam se moldar ao novo homo sapiens? Ameaça ou auxílio? Evolução ou aberração? Eram milhares de “ses” que foram respondidos conforme os anos se passaram, com obras como Coração de Aço e a série Executores de Brandon Sanderson, os quadrinhos (e só os quadrinhos) de The Boys, Invencible e alguns outros menos conhecidos. Percebi que a aceitação do público para o “lado B” dos super heróis estava ganhando espaço e talvez fosse a hora de concatenar aquele monte de aventuras que mestrei durante anos para Gurps Supers e transformar num cenário de verdade. Tinham tantas nuances, tantos detalhes que era difícil saber por onde começar.

Tentei Gurps, Mutants and Masterminds (D20) e Fate. Nenhum destes puderam abordar a essência de Oddcell como Savage Worlds.

Oddcell é pesado, é denso, é sufocante e apesar de ter poderes, por muitas vezes você sentirá medo. Em alguns momentos você será como uma entidade divina. Em outros, como um coelho indefeso ameaçado pela garrucha velha de um caçador caolho. 

Ostentar os poderes é uma jogada perigosa, pois a humanidade não gosta de você. Você percebe que tentar se esconder é uma mera ilusão, quando o Mestre de Jogo (aqui chamado Construtor), te tira da zona de conforto e te joga no meio de conflitos indesejados. É praticamente impossível ficar neutro em diversas situações, onde você precisará ser caçador(a) ou presa.

Oddcell é sobre conflitos, riscos e consequências, num barco à deriva onde o controle do leme muda de mãos o tempo todo. Um personagem aparentemente fraco pode manifestar poderes devastadores e acabar com um combate facilmente, mas suas fraquezas podem ser (e serão) exploradas pelo Construtor a todo instante (e você tem muitas delas). Para traduzir esta montanha-russa de poder e perigo em regras, Oddcell usa dois pilares fundamentais que trazem tensão e escolhas perigosas para a mesa de jogo: Potencial e Colapso.

Potencial – Conhecendo possibilidades

A jornada de poder de um Ímpar é única. Ao criar a personagem, você não escolhe só os poderes iniciais, mas todos os poderes do Estágio Novato até o Lendário. É como ter um mapa genético completo da evolução da sua Célula Ímpar sabendo exatamente do que ela é capaz.

Imagine isso: Seu Ímpar Novato, com  modestos 20 pontos de Poder, já sabe que um dia poderá dobrar o aço com as mãos, ou ler mentes a quilômetros de distância. Essa narrativa faz com que a personagem, além de ganhar níveis, busque desbloquear fragmentos de um poder maior que já reside dentro de si.

Colapso – Quebrando os limites

Mas e quando a situação aperta? Quando um Dessecador está prestes a te massacrar e seus poderes não são suficientes? É aí que entra o Colapso.

Colapso é aquele momento cinematográfico onde o herói ou heroína, contra todas as probabilidades, tira forças do fundo da alma e realiza feitos impossíveis. Em Oddcell isso tem um preço, muitas vezes caro demais. Um Ímpar pode romper as barreiras do seu Estágio atual e acessar, temporariamente, o Potencial de Estágios superiores. Foi isso mesmo que você leu. Aquele Novato pode liberar a fúria de um Veterano em um momento épico, geralmente seguido por consequências desastrosas.

A tentativa de um Colapso fica mais difícil a cada Estágio a mais que se tenta atingir e seu corpo e mente podem sentir a sobrecarga. Além disso, uma falha neste processo leva a consequências tão graves que vão de simples ferimentos à incapacitação, ou até mesmo à morte pura e simples. 

Os contos “Silêncio” e “Colapso” mostram momentos em que extrapolar os níveis atuais de poder foram necessários, e tiveram consequências imprevisíveis.

Nulificação – A Fragilidade do Poder 

Ser um Ímpar não é ser invencível, como já pudemos ler aqui. Poderes são perigosos e podem causar mais danos do que se deseja. Eles podem te salvar em um momento e te destruir em outro e por isso, devem ser usados com muito cuidado.

A constante ameaça da Nulificação pelas forças do Domo, com seu temível agente Nuke, significa que o ímpar mais poderoso pode ser reduzido a um mortal comum, despojado de suas habilidades quando menos se espera. Da mesma forma que o Colapso pode aumentar o Potencial de um Ímpar, a Nulificação pode reduzi-lo até chegar a zero.

Por fim, Oddcell é um cenário pós apocalíptico, que faz pressão sobre os personagens do início ao fim. Aqui, tudo quer te destruir ou te controlar e muitas vezes, você se torna exatamente aquilo que costuma combater.

Oddcell será lançado no primeiro semestre de 2026.

 


Oddcell é um universo de RPG que aborda um planeta Terra em 2048, devastado por uma guerra nuclear sob resquícios de um vírus que transformou pessoas comuns em seres dotados de poderes inimagináveis. Acompanhe o site e fique por dentro das novidades. oddcell.com.br

Compartilhe esse post:

+ ARTIGOS