Exemplo de Criatura: O Farol Errante

criatura farol errante blog

Após navegar por meses em alto mar, em uma note fria e nebulosa você finalmente tem o alívio de enxergar a luz de um farol no horizonte. Esta luz acalenta os corações dos marinheiros, indicando que há terra firme por perto, ao mesmo tempo que alerta sobre perigos a frente.

O capitão, olhando um velho mapa ordena que a velha embarcação de madeira se aproxime para investigar, já que ele diz somente para você, que este farol não consta nos mapas da região. O navio larga sua âncora próximo a um rochedo, com a desconcertante vista de carcaças de outros navios te cercando. – Será que estes barcos tiveram o seu destino pela ausência do farol – Você murmura, mesmo sabendo que a madeira destes barcos não estão tão corroídas ao ponto de serem anteriores a construção do farol. Pelo contrário…

Antes que você possa concluir o raciocínio, uma visão assustadoramente impossível está diante de seus olhos. O farol está se movendo… Mãos saem de sua base, e com múltiplos braços gigantes ele se ergue do chão! Suas labaredas ardem em fúria! A criatura pega um dos escombros ao seu redor para arremessar em seu barco. São os milésimos de segundos mais lentos da sua vida, pois são os últimos. Antes que a pedra o alcance, você já está inconsciente. Sua mente e seu coração simplesmente não suportaram tão horrenda visão.

No artigo anterior eu dei um exemplo de como criar um criatura se baseando em outra. Eu usei as estatísticas de uma hidra para criar uma abominação ainda mais terrível!  

E hoje, vou dar um exemplo de criatura feita do zero! Uma verdadeiro colosso destruidor de PJs e seus veículos, um horror absoluto criado do abismo da imaginação sombria do Mestre.

Bem, na verdade eu tive a idéia quando eu vi a imagem abaixo e de capa deste artigo. O que meio que já é o Passo 0 para criar um monstro original: Se inspire!

Neste caso, apareceu no meu feed esta imagem do Dark Inktober que alguns artistas estavam fazendo. E bem, só posso dizer que esta é uma EXCELENTE fonte de inspiração. 

farol-errante
Arte de Dirk Wachsmuth. Muitas outras inspirações no Artstation.

Mas vamos lá, uma vez tendo uma idéia clara do que o nosso monstro é, fica bem mais fácil completar o restante:

O Passo 1 é bem simples. Basta você ter em mente as medidas da criatura, ou simplesmente algo para comparar em tamanho. Depois é só pegar o guia de escalas e tamanhos para definir o Tamanho do mostro. Como o nosso monstro é basicamente um prédio errante, na parte de Tamanho 11 da tabela temos justamente um “prédio de 5 a 9 andares”, me parece justo, então já temos o Tamanho da criatura.

Então é só seguir o restante do passo-a-passo seguindo o que faz sentido para a criatura que você está criando, preocupe-se com o balanço depois!

Também, é óbvio dizer que ela também deve se adequar ao seu cenário e estilo de jogo. Por exemplo, esta maravilha que você estão vendo cabe muito bem para uma aventura náutica ou/e aventuras de terror. Em jogos como Ravenloft Reencarnado no domínio Mar das Máguas, ou em Sombras de Cthulhu ele caberia como uma luva!

⚔ FAROL ERRANTE

Lendas falam de um farol fantasma que é visto por navegantes desesperados na costa, e que some do local nas próximas noites. Curiosamente esta região costeira é repleta de carcaças de navios daqueles que foram tolos o bastante para seguirem a sua luz.

Supostamente, o Farol Errante seria uma criatura mímica de tamanho gigantesco e
inteligência vil. Mas outros estudiosos dizem que é algo ainda pior, como uma
inteligência alienígena, ou cria dos deuses profundos.

Tudo especulação entretanto. A única coisa que se sabe sobre, é que não há ninguém que encontrou o Farol Errante e saiu com vida para contar a sua história.

Atributos: Agilidade d6, Astúcia d8, Espírito d8, Força d12+8, Vigor d12

Perícias: Atletismo d10, Conhecimento Geral d4, Furtividade d8, Intimidar d10(+2),
Lutar d12, Perceber d10(+2), Sobrevivência d8

Movimentação: 8; Aparar: 8; Resistência: 25(6)

Vantagens: Ameaçador, Focado, Prontidão

Habilidades Especiais:

  • Armadura Pesada +6: Alvenaria reforçada.
  • Aparência Falsa: Enquanto estiver para e com sua base fincada no chão, o Farol Errante é totalmente indistinguível de uma torre de farol comum (+4 em Furtividade para armar emboscadas desta forma).
  • Fraqueza (Base): A base e os membros do Farol Errante não são protegidos por Armadura Pesada (Resistência 19).
  • Iluminação: Pode expelir Luz Clara por 30 metros e o dobro disso em Penumbra. Durante a noite sua luz pode ser vista assim que entra na linha do horizonte.
  • Imparável: Só pode sofrer apenas um Ferimento por ataque (após Absorção ser considerada). Exceto se o atacante tiver sacado um Curinga.
  • Labaredas: Pode lançar labaredas de sua chama usando Atletismo em uma Distância de 30/60/120 com área de Modelo de Explosão Médio, ou um Modelo de Cone partindo de si próprio. As labaredas causam 4d6 de dano por fogo e podem ser Evadidas, além disto podem incendiar por 3d6 em 5-6, ou 4-6 se o alvo for de madeira ou material similarmente inflamável. Veja as regras sobre fogo e incêndios em Perigos.
  • Medo (-4): Uma vez revelado a sua verdadeira forma, o Farol Errante é um horror absoluto para aqueles que o veem.
  • Monstro de Cerco: Todos os seus ataques são considerados Arma Pesada.
  • Tamanho 11 (Enorme): Equivale a um prédio de cinco a nove andares
    (Modificador de Escala +4; Alcance 4; +2 Ferimentos).
  • Tentáculos (3): Os vários membros similares a braços humanos desta
    terrível criatura são usados principalmente para locomoção. Entretanto também podem servir como armas, usando-os para arremessar rochas (For+2d6; Distância 20/40/80) ou simplesmente para dar pancadas (For+d10; Alcance +1), com ambos os ataques tendo PA 4 e funcionando basicamente como Tentáculos.
  • Visão em 360°: Os vários olhos protuberantes em janelas e rachaduras nas paredes garantem que o Farol Errante veja em todas as direções ao mesmo tempo, garantido que ele ignore 1 ponto de Agrupar ao atacá-lo e adicionar +2 em rolagens de Perceber contra Furtividade para embosca-lo. Ignora penalidades por Penumbra e Escuridão.

Savage Worlds Edição Aventura é um sistema para RPG de mesa publicado no Brasil pela Retropunk.

Siga a Odyssey em nossas redes sociais para mais notícias selvagens!

Compartilhe esse post:

+ ARTIGOS