Isto é uma dúvida recorrente nas comunidade de Savage Worlds afora. A primeira coisa que alguém que topa a loucura de jogar ou narrar Savage Rifts se depara, é com a enorme quantidade de livros que esta linha possui em relação as outras. E para piorar, não fica muito claro qual deles é o “livro básico” e quais são essenciais para adentrar nas Fendas.
Como um fã deste riquíssimo universo da Palladium, eu me sinto na obrigação de ajudar os interessados. Até porque por um milagre (ou muito proselitismo) já houveram alguns loucos o bastante para se arriscar e até mestrar neste vasto e perigoso universo selvagem!
Por via de regra, os livros de Savage Rifts são os mais densos em conteúdo que eu já vi se tratando de Savage Worlds. Conforme cada um deles é cheio de opções para personagens (Ancestralidades, Vantagens e Complicações, Modelos Icônicos, etc.), páginas e mais páginas de lore e até aventuras! Então darei um breve resumo do que cada livro é, e que aborda.
Começando com os essenciais
Abaixo estão os livros que vem na caixa base de Savage Rifts. São aqueles que você literalmente vai precisar para começar a jogar. Começando por…
Savage Worlds (SWADE) Livro Básico: Pode parecer óbvio, mas é sempre bom clarificar que ao contrário de Savage Pathfinder, Rifts não é uma linha independente do Savage Worlds Edição Aventura. Então para as regras básicas do jogo você vai precisar deste meninão aqui. Boas chances são de que você já o tenha, então, prosseguindo.
The Tomorrow Legion Player’s Guide: Agora, entrando de cabeça no universo das Fendas, começamos pelo “livro base” da linha. É aqui onde estão as regras avançadas que o cenário usa, como as Regras de Ambientação, as que envolvem magia (que é um dos principais pilares da Rifts) e sobre a criação de personagens. Incluindo novas Vantagens, Ancestralidades, e principalmente os Iconic Frameworks (Modelos Icônicos) que catapultam o nível de poder para além de 8000! Além de muitas páginas de equipamento, obviamente.
Game Master’s Handbook: Tecnicamente os dois acima já são o suficiente para começar a jogar, mas o seu Mestre (ou você, se for o Mestre) vai precisar deste. É aqui onde se encontra o básico da lore do mundo e das facções (incluindo a a Legião do Amanhã, que é uma adição do Savage Rifts), dicas para mestrar no ambiente pós-apocalíptico de alto poder de Rifts, e o mais importante: Tabelas! De tudo! Desde encontros, povoados, geradores de aventuras e até mesmo sobre as ley lines e rifts que são pontos centrais do cenário.
Savage Foes of North America: Por fim, a não ser que você seja muito fã de criar você mesmo as suas criaturas (ainda mais se tratando de Rifts, então boa sorte irmão), você vai precisar deste livrinho que é basicamente o bestiário da linha. E além disto, ele também destaca mais a lore das criaturas e facções presentes, incluindo até idéias de aventuras! Até figuras famosas de cada facção estão aí. Então é como o ditado diz: Se tem ficha…
Expandindo o mundo
A partir daqui temos os livros focados em detalhar aspectos deste vasto universo. Nenhum deles é essencial, mas eles são muito bem vindos na sua mesa. Já que eles não só expandem a lore, como trazem opções para personagens (e não são poucas), ferramentas para o Mestre e até mesmo uma CAMPANHA em pontos-chave para já começar a narrar!
Arcana & Mysticism: Começando por aquele expande as opções arcanas do cenário. Detalhando desde as magocracias como a Federação da Magia e lugares que aceitam magos e psiôncios de braços abertos, como Lazlo e Arzno, além sociedades místicas como Psi-Scape e as tribos do Novo Oeste. As opções para jogadores deste livro são praticamente obrigatórias para personagens arcanos ou psiônicos.
Blood & Banes: Detalha as sociedades monstruosas da América do Norte. Como os Reinos Vampíricos do México, o Domínio Infernal de Calgary além de outras das maiores ameaças à civilização como as Coméias Xiticix. Ele é tido como um “bestiário 2” pela sua vasta expansão de criaturas para o Mestre usar em mesa, uma mais horripilante que a outra. E isto inclui dinossauros. Sim, DINOSSAUROS.
Empires of Humanity: E finalmente chegamos ao livro que detalha a Coalizão de Estados, um dos principais antagonistas do cenário! Além de em geral, cobrir todas as sociedades movidas principalmente pela tecnologia como Quebec Livre e cidades-estados como Northern Gun, Kingsdale, e um pouco sobre as Terras Livres do Texas e o Novo Oeste. Isto junto de fantasmas do pré-Cataclismo, como os Republicanos e ARCHIE III.
Acima estão os guias sobre a América do Norte, a região que o cenário mais foca. Mas isto não quer dizer que a Terra das Fendas se resuma a isto. Abaixo estão os livros que abordam outros continentes afora.
Atlantis & the Demon Seas: O primeiro a explorar as terras distantes, e principalmente, os mares. Aqui temos uma descrição do continente ressurgido de Atlantis e seus tiranos alienígenas, o temido Splugorth e seus Servos! Além disto temos um guia para as facções que ousam navegar pelos mares das Fendas, como a Nova Marinha. E também, horrores absolutos como Senhor das Profundezas e os cultos que fazem sacrifícios a ele!
Land of the Thousand Isles: O mais esperado na minha opinião, pois é ele que retrata a nossa América do Sul em Rifts! De longe a terra que foi mais afetada pela vinda das Fendas, tendo o seu relevo geográfico completamente alterado. Aqui vemos mais sobre as nações pós-Cataclismo que nela habitam, como a República da Colômbia e sua guerra contra vampiros, e o Império Inca liderado por semideuses lutando contra invasores alienígenas!
Europa: O guia do velho continente é o mais recente, e ele cobre desde as estepes gélidas da Rússia comandada por ciborgues, indo até as Ilhas Britânicas que agora compõe o Reino de Nova Avalon! Além de completas novidades para o cenário, como Império Neo-Romano na Península Itálica. Mas sem dúvidas o seu maior conflito é da Alemanha e a mega-corporação Triax contra os impérios monstruosos de gárgulas e brodkils! Este livro é tão extenso em conteúdo que foi dividido em dois. Tendo o Savage Foes of Europa para prover estatísticas de monstros e personagens, além das aventuras.
Extras e aventuras
Por fim, chegamos nos livros dedicados a aventuras. Além de um suplemento que trás muita coisa boa de bônus para sua mesa. Começando com o último.
Tomorrow Legion Field Manual: A princípio parece só uma colcha de retalhos de conteúdo que não couberam nos livros anteriores, e de fato é. Mas este é um conteúdo muito bom! Uma vez que ele trás as subespécies de Dragões (no TLPG só tem uma!) para jogadores. Mas são regras para Jornadas e Permuta que tornam este livro quase essencial para o Mestre. E para finalizar, também há quatro aventuras clássicas de brinde!
Falando em aventuras…
The Garnet Town Gambit: É uma aventura recomendadíssima para mestres e jogadores de primeira viagem nas Fendas. Uma vez que ela é curtinha e serve para apresentar a principais facções do cenário: a Coalizão de Estados, a Federação da Magia, o Mercado Negro e a Legião do Amanhã. Que estão em uma disputa mortal por uma cidade pequena próxima a um ley line nexus, a tornando um prêmio valioso para os beligerantes.
Terror on the Dark Frontier: Se a aventura acima é uma para iniciantes, esta aqui é para mestres e jogadores veteranos. A primeiríssima caixa de aventuras para Savage Rifts se passa por volta da Reserva Comanche, nas terras disputadas da Fronteira. A Coalizão nominalmente domina este território, mas a verdade está bem longe disto. Várias entidades tribais, como os nativos americanos, Simvan e Psi-Stalkers de fato ocupam o território, enquanto outras criaturas se aproximam pelas sombras…
Conclusão
Como podem ver, Savage Rifts é uma linha bem extensa e lotada de conteúdo. Pois trata-se do cenário mais complexo e rico em história que já surgiu para Savage Worlds, disparado. É sem dúvidas um cenário que você pode narrar campanhas e mais campanhas nele. Portanto não precisa correr para ter todos na biblioteca, somente os básicos já tem conteúdo para uma mesa inteira e muito mais! Dito isto, eis o link para a categoria no DriveThruRPG para quem se interessar!
Algumas ressalvas deverão ser feitas aqui. Primeiramente, o meu intuito é cobrir os livros principais do cenário para a Edição Aventura do Savage Worlds, então é inevitável que alguns conteúdos acabaram ficando de fora. Isto inclui mapas, tokens para VTT, pacote de Arquétipos e por aí vai. Mas um material GRATUITO que eu acho digno de nota é um PDF que dá ao mestre algumas dicas de como criar seu próprio conteúdo no cenário.
Este artigo foi inspirado em um post gringo do excelente blog MyGURPS. Que apesar do nome, tem bastante conteúdo sobre Savage Worlds e principalmente Rifts®!