Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Savage Worlds – Usando Intimidar fora de combate

intimidar Blog

Já temos no nosso site um ótimo artigo sobre como Intimidar e outras perícias podem ajudar nos combates selvagens, com Suporte e Desafios!

Porém agora, Richard “Zadmar” Woolcock (sim, o do Goblin Horde) escreveu em seu blog um ótimo artigo de como usar esta perícia fora de combate.

Logo abaixo está o seu artigo traduzido pela Odyssey em Português!

A perícia Intimidar em Savage Worlds fornece algumas mecânicas claramente definidas para situações de combate, mas as regras declaram apenas que “efeitos mais subjetivos são determinados pelo Mestre do Jogo em situações de interpretação”. Essa é uma declaração muito aberta, e ainda não vi nada mais claramente definido, então, para inspiração, decidi dar uma olhada na perícia Intimidar em D&D, pois ela funciona de uma forma mais ou menos similar durante o combate (você faz uma jogada oposta contra seu inimigo, se vencer, ele fica abalado por uma rodada).

Quando usada fora de combate, a perícia D&D Intimidate requer 1 minuto de interação, bem como uma rolagem oposta bem-sucedida. Se você vencer, a atitude do seu alvo é tratada como “Amigável” enquanto ele permanecer em sua presença e por d6*10 minutos depois, mas sua atitude padrão muda para Inamistosa (ou Hostil, se ele já era Inamistoso).

Note que as cinco atitudes de D&D são “Hostil”, “Não-amigável”, “Indiferente”, “Amigável” e “Útil”, e elas são paralelos muito próximos com as cinco atitudes de Savage Worlds de “Hostil”, “Não-cooperativo”, “Neutro”, “Amigável” e “Útil”. Essas atitudes podem normalmente ser aumentadas em D&D por meio da perícia Diplomacia, que funciona muito como Persuadir em Savage Worlds. Embora os dois sistemas sejam obviamente diferentes em muitas maneiras, e muito cuidado deva ser tomado com comparações diretas, essas perícias em particular funcionam de forma semelhante o suficiente para fornecer um bom quadro de referência.

Modificadores situacionais

Savage Worlds encoraja o Mestre a aplicar modificadores situacionais a testes de Intimidar, dando o exemplo de “balançar uma arma na cara de alguém” como sendo “definitivamente um bônus de +2”, a menos que eles tenham uma arma maior. Daí, pode-se extrapolar que balançar uma faca na cara de alguém pode valer um bônus de +1, enquanto recorrer a métodos extremos (como tortura ou ameaçar matar um ente querido) pode valer +4.

Esse mesmo bônus poderia ser transformado em uma penalidade se a situação fosse inversa, por exemplo, ameaçar alguém que está segurando uma faca enquanto você está desarmado pode incorrer em uma penalidade de -1. Da mesma forma, forçar alguém a lhe dar seu cartão de crédito e PIN pode incorrer em uma penalidade de -1 ou -2, enquanto forçá-lo a lhe dizer o esconderijo onde seus familiares estão escondidos (quando eles sabem que você quer machucar sua família) provavelmente incorreria em uma penalidade de -4.

Propostas de Diretrizes de uso

Com base nas minhas observações acima, minha sugestão para lidar com a Intimidação fora do combate é a seguinte:

Requer pelo menos 10 rodadas (1 minuto) de interação para intimidar seu alvo a cooperar. Faça um teste de Intimidar, eles podem tentar resistir com um teste de Espírito oposto. Se você derrotá-los, eles cooperam como se sua atitude fosse “Amigável” enquanto permanecerem em sua presença, e por até meia hora depois, aumentando para uma hora se você derrotá-los com um aumento. No entanto, sua atitude padrão em relação a você se torna Não Cooperativa, ou Hostil se eles já forem Não Cooperativos. Os modificadores devem ser aplicados pelo Mestre com base nos métodos que você usa e nos serviços ou informações que você requer do seu alvo.

Savage Worlds Edição Aventura é um sistema para RPG de mesa publicado no Brasil pela Retropunk.

Siga a Odyssey em nossas redes sociais para mais notícias selvagens!

Compartilhe esse post:

+ Posts