Recentemente retornei com mesas presenciais com meus amigos. Para meu retorno as mesas, sugeri aos jogadores o OSR brasileiro Breu. Meu grupo é constituído por pessoas com pouquíssimo tempo e que não são muito confiantes com resultados nos dados. Breu, além de ter uma abordagem direta,não tem muitas firulas para dar vida a um jogo, somando isso a uma maior agência de criação aos jogadores, foi o melhor RPG a disposição.
Feitas as fichas, fomos para a parte que eu realmente achava a principal. A criação da cidade inicial. Sugeri Mythwoven a eles, e tinha reforçado que iriamos criar uma cidade. Eles não estavam nenhum pouco prontos, mas as sugestões mais bestas foram enriquecidas com as perguntas e construções dos jogadores.
Este é um relato do resultado de uma partida incompleta de Mythwoven. Apesar de não ter sido concluido o saque de todas as cartas, a cidade e as regiões a sua volta geraram muitas sementes de aventura, além de ter estabelecido o desafio principal dentro da cidade Inicial.
Somefin e sua Região

A coisa mais difícil para o grupo foi decidir o nome da cidade. Depois que sentiram que iriam levar muito tempo pensando um dos jogadores sugeriu o nome da cidade como “Something” (alguma coisa ou qualquer coisa, no inglês). Para evitar o estrangeirismo e a qualidade duvidosa da escolha de nome, adaptei para Somefin.
Somefin é uma cidade portuária localizada em uma região desértica. Tudo a volta da cidade é tomado por areia e intenso calor, exceto por um bosque muito bem arborizado próximo a cidade, onde foi fundada Eldaria, uma cidade élfica. Por estar próximo ao mar, Somefin teve sofisticar formas de dessalinizar a água. Com anos de pesquisa e prática, a cidade consegue produzir bastante água dessalinizada em tempo hábil, podendo até oferecer a outras cidades e visitantes sem que haja escassez, por outro lado existe uma falta de roupas térmicas adaptadas ao calor e raios solares da região, geralmente sendo fornecidas mais roupas desse tipo a nobreza e comerciantes imporantes. Além da tensão climática, também existe uma tensão interna. Somefin está a beira de uma guerra civil. Ao contrário de vários outros RPGs medievais, a nobreza não está andando junto com o clero. E ambos as lideranças estão em atrito por suas crenças e descrenças.
A nobreza é denominada como Sultanato da Areia, enquanto que a religião local se denomina como Igreja do Sol. O Sultanato ainda não teve ninguém nomeado a sua liderança entre os jogadores, já a Igreja do Sol é comandada por Zion. A Igreja do Sol acredita que o Sol alimenta a energia vital dos habitantes, Zion reforça esta crença alegando que o Sultanato tenha blasfemado contra o sol, afinal eles acreditam abertamente que o Sol na verdade está causando destruição em toda a região de Somefin. Como se não bastasse, um culto chamado Lua Nova está se manifestando nas noites da cidade. Eles acreditam que a solução para o intenso clima de calor seria uma noite eterna. Os habitantes de Somefin não sabem se o culto está agindo para que algo se concretize, mas o culto já tem adquirido alguns simpatizantes.
Como dito antes, outras espécies vivem na região. Eldaria, uma cidade dentro do único bosque bem arborizado da região, é majoritariamente habitada por elfos. Somefin busca estabelecer uma relação de proximidade e conhecimento com Eldaria, para isso os jogadores estava decidindo de que forma seria interessante estabelecer ese relacionamento, entre as decisões, “ceder o porto para deslocamento marítimo” foi a que estava ganhando. Enquanto existem uma potencial relação amistosa com os elfos, os anões ainda são uma incognita. Os anões não pertencem a região de Somefin, mas foram encontrados saqueadores desta espécie e alguns comerciantes que ofertavam metais preciosos.
Falando em metais preciosos, a região em volta deste reino é abundante de uma variedade, em sua maior parte sendo o ferro o mais encontrado. Além dos veios de ferro, alguns são avistados uma Necrópole abandonada ao norte, ruínas ao sul e um ponto desconhecido á nordeste. Recentemente foi descoberta uma uma grande fogueira numa das clareiras de Eldaria, é chamada de Pira Eterna por alguns cultistas. Ainda não se sabe quem são este grupo desconhecido.
Atualmente o maior mistério é sobre o Labirinto de Vidro. Depois da queda de um meteorito nas proximidades da Necrópole, transformando a areia a sua volta em vidro, aventureiros tentam percorrer este labirinto na busca por fragmentos do meteoro e de uma forma de atravessar para a Necrópole sem precisar passar dias dando a volta no labirinto sob ameaça de saqueadores. Alguns curiosos já desapareceram por esse labirinto.
Saldo e Conclusão
A partida teve que se concluir abruptamente, mas acabamos adquirindo diversas sementes de aventura e histórias para a cidade. E ainda que eu não tenha relatado todos os fatos da criação já é possivel ver que não só foram estabelecidos fatos importantes sobre Somefin, mas também de muitas coisas a sua volta. Efetivamente, criamos uma região rica de eventos como também intrigas internas da cidade. O que poderá gerar uma boa quantidade de aventuras até sentirmos a necessidade de criar mais com o Mythwoven.
Para aqueles que que se adentraram nesta ferramenta de criação de cidades mas talvez não tenham muito tempo, é válido considerar usar só metade do baralho. Pela experiência obtida, uma partida rápida ainda pode gerar uma boa cidade, apesar de que recomendo fortemente que sejam mantidos os Áses, já que são cartas essenciais para todas as informações da cidade.

O Financiamento Coletivo de Mythwoven – Gerador Colaborativo de Povoados foi um grande sucesso! Muito obrigado à todos que apoiaram!!!
E fiquem atentos para mais novidades!!!
Siga a Odyssey em nossas redes sociais para mais notícias!




