Sou suspeito pra falar, mas acho que a Odyssey é fera em questão de conduzir seus leitores pelos cenários que lançam. A galera se junta para trazer conteúdos que coloquem você dentro do universo proposto nos títulos dos financiamentos coletivos, o que, além de trazer um hype bacana, te prepara pro que está por vir. O Victor já escreveu um um post bacana com os principais jogos de temática steampunk atualmente e é nessa pegada que venho trazer mais alguns que vão ajudar a ampliar sua visão.
Não estamos aqui para travar aquela guerrinha chata de conhecimentos sobre o que é steampunk ou não é. Definitivamente steampunk é steampunk, mesmo dentro dos seus subgêneros (sim, estamos falando da família sem separar o pai de seus filhos).
Então, sem mais delongas, andei pesquisando alguns títulos bacanas pra trazer aqui pra galera, alguns deles inclusive com preços bem bacanas na Steam e você pode comprar, jogar bastante e ir se ambientando, sem ter aquela desculpa que faltou grana pra participar do FC de A Cidade do Sol a Vapor 😉 .
Thief
Este é um dos títulos que não pode faltar na lista. A franquia Thief combina de forma brilhante a estética da Era Vitoriana com elementos de magia e tecnologia anacrônica, criando um mundo sombrio que casa muito bem com A Cidade do Sol a Vapor. Aqui, máquinas movidas a vapor coexistem com dispositivos elétricos, enquanto o misticismo é integrado ao cenário, resultando em uma atmosfera única que mistura o industrial com o sobrenatural.
Na série, você assume o papel de Garrett, um ladrão altamente habilidoso que utiliza uma combinação de gadgets e furtividade para navegar por ambientes urbanos e enfrentar inimigos e desafios estratégicos. Entre os equipamentos disponíveis, estão invenções icônicas como bombas de gás, minas explosivas e robôs infundidos com magia, exemplificando a fusão entre tecnologia e o sobrenatural.
Thief está disponível na Steam Games por 83 de gold.
SteamWorld Dig 2
SteamWorld Dig 2 é uma aventura que combina exploração, ação e o estilo icônico do steampunk. Desenvolvido pela Image & Form Games, o título é uma verdadeira joia para os fãs de jogos Metroidvania e oferece uma experiência vibrante e rica em detalhes.
Os gráficos detalhados trazem à vida um mundo cheio de máquinas a vapor e engrenagens, bem na pegada steampunk. Além disso, os upgrades disponíveis oferecem um senso de progresso recompensador, desafiando você a explorar mais e mais.
Por módicos 38 golds você adquire essa delicinha na steam.
They Are Billions
Esse é um prato cheio pra quem curte game de estratégia e construção de bases. Com análises “Muito Positivas” na Steam, They Are Billions é um jogo de estratégia que mistura a estética steampunk com um cenário pós-apocalíptico devastado por zumbis. Desenvolvido pela Numantian Games, o game te desafia a construir e defender colônias humanas enquanto hordas intermináveis de infectados tentam quebrar tudo! O visual steampunk é bem característico, com edifícios detalhados, tecnologia alimentada por vapor e toques da Era Vitoriana.
Preço? Coisa de uns 60 golds na Steam.
Sovereign Syndicate
Lançado neste ano de 2024, Sovereign Syndicate é um RPG ambientado em uma Londres Vitoriana alternativa, onde o steampunk chega através duma narrativa rica e imersiva. Desenvolvido pela Crimson Herring Studios, o jogo utiliza um sistema de cartas de tarô em vez de dados para determinar ações e resultados, adicionando uma pegada única e bastante mística.
O cenário é um retrato interessante de uma Londres industrializada, cheia de ruas escuras, becos misteriosos e espeluncas pra se socializar, como bordéis e antros de ópio. O visual steampunk é evidente em cada detalhe, com maquinários movidos a vapor, engrenagens complexas e autômatos que vivem em meio a humanidade.
Nem salgado, nem doce, o preço na Steam sai em torno de 60 de gold.
Volcanoids
E pra fechar com chave de ouro, eu tô pra ver jogo mais steampunk que essa delícia aqui. Pra quem curte jogos de sobrevivência, Volcanoids coloca sua base dentro de um enorme perfurador móvel totalmente steampunk, onde você pode viajar por uma ilha constantemente assolada por erupções vulcânicas.
O design é muito puxado pra estética steampunk, tanto na customização do seu drillship, quanto na criação e mods de inúmeras armas e equipamentos.
Pode ir que é sucesso! Na steam por 38 golds.
Conclusão
Bem, meus queridos… minhas recomendações ficam por aqui. Para quem não está acostumado com o ambiente steampunk, tem muita (mas muita) dica aqui no blog da Odyssey. Agora pega sua cartola com óculos de solda e corre pra garantir um dos maiores cenários de RPG steampunk que este solo tupiniquim já teve o prazer de receber.
A Cidade do Sol a Vapor ainda está em financiamento coletivo e se você chegou até aqui, é porque não vai querer ficar fora dessa.