Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Exploração e Masmorras em A Cidade do Sol a Vapor

Exploração-e-Masmorras

A Cidade do Sol a Vapor é imediatamente associada a investigações criminais, sobrenaturais e conflitos de classe. Apesar do foco no social, lembre-se que ação e aventura é sim um de seus possíveis gêneros, e já falamos isso no nosso artigo anterior. Hoje seguiremos com uma prévia de como o cenário não deixará de lado o pilar da Exploração e as boas e velhas Masmorras!

Conheça um pouco mais sobre as ferramentas do Mestre de Jogos na nova edição do nosso cenário steampunk para Savage Worlds.

A Exploração

Para A Cidade do Sol a Vapor há mecânicas para calcular o tempo e o custo de viajar pela cidade, um gerador de eventos aleatórios que podem acontecer com heróis nas ruas e tabelas de possíveis saques.

Ruínas antigas e outras masmorras agora podem esconder uma grande variedade de coisas: de ninharias como itens domésticos e joias a armas e artefatos com propriedades mágicas. Além disso, você também pode obter achados arqueológicos interessantes que podem interessar à Universidade ou ao Corpo Expedicionário, como obras de arte, objetos rituais, pergaminhos antigos e restos misteriosos. E os mais interessantes – mecanismos antigos movidos a fontes alternativas de energia. Alguns deles custam uma fortuna e podem ser muito úteis se você conseguir usá-los. Com várias tabelas e rolagens de dados, o Mestre pode gerar o tipo de item encontrado, sua qualidade, acabamento decorativo, preço e aparência. 

Mais sobre Masmorras

Existe também um gerador de armadilhas. E como resultado, obtivemos dois tipos de armadilhas – as locais que são ativadas nos ladrilhos correspondentes e salas com rolagens. Então agora, ao explorar uma masmorra, os jogadores podem ser atingidos por dardos ou jatos de fogo, ser atingidos por blocos caindo, ser trancados em uma gaiola ou cair para outro andar da masmorra se não conseguirem detectar e neutralizar a ameaça a tempo. Mas o que é ainda mais interessante, em ruínas antigas você pode entrar em uma sala, que é uma armadilha com um teste, por exemplo, uma ponte estreita sobre um precipício, uma sala inundada com água, um corredor com uma pedra rolante ou um salão com guardas mecânicos agressivos, bem como uma sala com um quebra-cabeça, que os heróis terão várias tentativas de resolver, mas uma falha acionará uma das armadilhas.

O livro de regras contém tabelas com as quais você pode preparar uma masmorra com antecedência e gerar facilmente achados ou armadilhas interessantes com todas as suas características imediatamente, comprando cartas ou fazendo várias rolagens.

Todos esses materiais estão presentes no Livro do Criador.

A Cidade do Sol a Vapor

Escrito e idealizado por Gleb “Crazy Sage” Igumnov e Vitaliy “Barahir” Simonov, o “The City of the Steam Sun” foi lançado em inglês e em russo e agora chega ao Brasil pela Odyssey Publicações com a tradução de Marcus Mauro, Diagramação de Alexandre Pedroso, Revisão Álvaro Ramos e Luiz Fernando “Alface” e Coordenação do projeto e Revisão final de Leandro Jardim.

Siga a Odyssey em nossas redes sociais para mais notícias selvagens!

Compartilhe esse post:

+ Posts