Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como converter DnD para Savage Worlds

converter-dnd-para-savage-worlds

Savage Worlds é um sistema de RPG com regras relativamente simples de aprender e que são fáceis de adaptar para vários cenários. Mas e se você quiser conduzir aventuras originalmente escritas para um sistema de regras diferente? Não seria ótimo poder usar um módulo clássico com Savage Worlds também?

Na verdade, não é tão difícil fazer uma conversão rápida e simples na hora, então neste artigo darei algumas sugestões sobre como fazer isso. Por favor, note que nada disso vai lhe dar uma conversão perfeita, isso realmente não é possível, mas irá deixá-lo próximo o suficiente para torná-lo jogável e permitir que você ajuste o que for necessário para se adequar ao seu próprio jogo.

Neste artigo, você encontrará maneiras de converter módulos de aventura de RPGs d20 como D&D e Pathfinder em estatísticas de Savage Worlds razoavelmente jogáveis.

Existem literalmente milhares de módulos disponíveis para jogos baseados em d20, como D&D e seus clones e derivações, como Pathfinder, Dungeon Crawl Classics e etc.

Para uma rápida conversão manual, observe que os personagens d20 têm Atributos que vão de 1 a 20. Para convertê-los para Savage Worlds, basta dividir a pontuação do Atributo do personagem por 2 e arredondar para cima para o tipo de dado mais próximo. Então, por exemplo, se um personagem tem uma pontuação de Atributo de 14, metade disso = 7, arredondado para cima torna-se um d8.

Atributos

Agilidade = DES/2, arredondando para o tipo de dado superior mais próximo

Inteligência = INT/2, arredondando para o tipo de dado superior mais próximo

Força = FORÇA/2, arredondando para o tipo de dado superior mais próximo

Espírito = SAB ou CAR/2 (escolha o maior), arredondando para o tipo de dado superior mais próximo

Vigor = CONS/2, arredondando para o tipo de dado superior mais próximo

A partir disso, derive os outros atributos básicos de Savage Worlds para Resistência e etc., como de costume. Para pontuações de CAR abaixo de 8, adicione a Complicação Feio (Menor). Para pontuações de CAR acima de 14, adicione a Vantagem Atraente.

Habilidades

Na maioria dos casos, a coisa mais fácil a fazer é apenas aplicar a regra geral. Se seus PdJs são de baixo nível e estão contra NPCs capangas, dê aos NPCs d6 em tudo, armadura leve e alguma arma básica como uma lança ou espada curta, e continue jogando. Se um chefe NPC tem um nome, dê a ele um Dado Selvagem e 3 Ferimentos. Se eles devem ser lutadores de baixo nível, mas resistentes, dê a eles d8 ou d10 em Lutar. Se eles devem ser de nível médio a alto, dê a eles um dado de habilidade de combate mais alto e adicione algumas Vantagens para torná-los mais poderosos e interessantes, como Atacar Primeiro, Contra-Ataque, Varredura etc. Em níveis altos, dê a eles itens mágicos e armas também – mas lembre-se de que pouco vai longe em Savage Worlds!

A coisa principal é manter isso Rápido, Furioso e Divertido. Tenha em mente que em Savage Worlds, NPCs não precisam ser construídos de acordo com as mesmas regras que os PdJs, então apenas dê a eles o que parecer fazer sentido para a trama.

D&D 5ª Edição

Para obter a habilidade de Lutar de um personagem, pegue o maior Bônus de Proficiência com uma arma corpo a corpo e multiplique por 2 para obter o tipo de dado de Savage Worlds. Então, por exemplo, se um personagem tem um Bônus de Proficiência de +3, 3×2 = Luta d6.

Para Atirar, use o mesmo cálculo com o maior Bônus de Proficiência com arma de longo alcance.

Sistemas d20 mais antigos

Para versões mais antigas dos sistemas d20, a habilidade de Lutar e Atirar pode ser estimada aproximadamente dividindo o Bônus de Ataque Base do personagem por 2, arredondando para cima e adicionando 2. Então, para um BAB de +3: (3/2)+2 = d4

Outras Habilidades

Todos os personagens em Savage Worlds começam com as seguintes perícias em d4: Atletismo, Conhecimento Geral, Perceber, Persuadir, Furtividade.

Se um personagem de D&D tem proficiência em qualquer habilidade como essas, aumente um tipo de dado por perícia (por exemplo, Ouvir aumentaria a perícia de Perceber para d6). Para cada outra habilidade de D&D, adicione a perícia de Savage Worlds apropriada em d4 ou aumente-a em outro tipo de dado.

Clique aqui para usar uma planilha (material em inglês) que vai te ajudar a fazer essa conversão citada neste artigo de maneira automática. Você só precisar fazer uma cópia dela para poder usar.

Fonte do artigo: Rodney Orpheus via Medium


Savage Worlds Edição Aventura é um sistema para RPG de mesa publicado no Brasil pela Retropunk.

Siga a Odyssey em nossas redes sociais para mais notícias selvagens!

+ Posts