Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Narrando D&D e Pathfinder em Savage Worlds

aventuras-de-dend-e-pathfinder-para-a-selvageria

Muitos fãs de D&D e Pathfinder foram tragados ao mundo de Savage Worlds através de Savage Pathfinder. Antes mesmo disso acontecer, já havia aqueles com ideias de narrar os famosos módulos de aventuras de D&D ou as premiadas adventure paths de Pathfinder para SWADE. Muitos não tomaram o primeiro passo pela complexidade destas aventuras oficiais, somada ao fato de converte-la a outro sistema. Mas isto é bem mais fácil do que se imagina!

Nós da Odyssey tomamos este primeiro passo mestrando as aventuras Luz de Xaryxis e agora estamos nos aventurando na Descida ao Avernus. Ambas aventuras originalmente feitas para D&D 5e, sendo narradas em Savage Worlds, cujo resultado disso você pode ver em nosso canal. Agora, daremos umas dicas para que você também possa narrar a sua tão sonhada Tirania dos Dragões Selvagem! Ou qualquer outro módulo ou adventure path que esteja coçando em sua cabecinha para isto.

Já fizemos um artigo sobre como adaptar as criaturas de D&D para Savage Worlds, e isto pode ser de grande ajuda para os narradores iniciantes. Este artigo dará umas dicas gerais de como tocar a aventura que você sempre quis narrar, mas desta vez Rápida, Furiosa e Divertida!

Eliminando a gordura

Em muitas aventuras publicadas para os sistemas d20, há uma variedade de encontros, cadeias de encontros e subtramas que não adicionam ao macro da aventura. Isto existe pois nesses sistemas há uma necessidade de dar encontros para premiar os jogadores com xp para que eles possam estar no nível correto para enfrentar chefão da dungeon, e também, faze-los gastar recursos com atrito para que eles não estejam cheios de recursos de classe e vida na hora da batalha final, este conceito que em D&D 5e se chama “dia de aventura”.

Adivinhe só! Savage Worlds não utiliza nenhum desses conceitos de design. Então você pode passar a faca na nas partes gordurosas da aventura e focar naquilo que importa. Isso ajudará muito em sua jornada, pois no pior dos casos, a gordura pode matar o ritmo da aventura.

Adicionando variedade Selvagem

Ao contrário do sistema de origem, Savage Worlds te dá opções de se resolver uma situação que vão além do combate. Use esta vantagem da caixinha de ferramentas em jogo! Como Tarefas Dramáticas, Encontros Rápidos, Perseguições e o que mais for útil para tal cena. Pois afinal, quem nunca se frustrou com uma cena que deveria ser tensa e cinematográfica, mas que foi resolvido com um único teste de habilidade?

Infelizmente a campanha Rise of the Runelords pra Savage Pathfinder não é um bom exemplo disto, conforme é uma série de masmorras sem muita variação entre elas. Tarefa Dramática só é utilizada uma vez, e os livros perdem amplas oportunidades de adicionar variação com as Ferramentas para Aventuras.

Mas se quer um bom exemplo, o primeiro episódio da nossa aventura de Descida ao Avernus Selvagem resume o primeiro combate da aventura para um Encontro Rápido. Já que não era consequencial ou desafiador o bastante para ser jogado como um encontro normal.

Abraçando a Selvageria

Acima de tudo, lembre-se que Savage Worlds não é um sistema equilibrado. Então, foque mais em criar situações interessantes, tensas e cinematográficas ao invés de se preocupar se o combate vai ser desafiador para personagens naquele nível e etc.

Esta sem dúvidas é uma ótima oportunidade para sair dos trilhos, uma vez que ao remover os cálculos de CR e a necessidade de equilíbrio a sua consciência ficará bem mais tranquila. Por exemplo, em minha mesa de Savage Phandelver, os jogadores decidiram ir direto para o castelo dos vilões no começo da aventura. Tal lugar só deveria ser visitado quando eles fossem ao menos três níveis acima. Se eu estivesse mestrando ela em D&D, eu estaria arrancado os cabelos. Mas como era em Savage Pathfinder, eu apenas foquei em popular o castelo com inimigos e deixar que eles deem um jeito. E acabou sendo um sucesso!

Conclusão

Siga estes três passos, e teremos certeza de que você e seus jogadores terão uma experiência ainda melhor de sua aventura selvagem. Também é bom lembrar-se do lema Rápido, Furioso e Divertido! Ao qual nós dissecamos o seu significado neste artigo. No mais, fiquem selvagens e boas aventuras!


Savage Worlds Edição Aventura é um sistema para RPG de mesa publicado no Brasil pela Retropunk.

Compartilhe esse post:

+ Posts