Origens e História
GURPS Fantasy – A Shining Force
Origens e História
Escrito em 15 de Março, 2019
No início dos anos 90 já conhecendo RPG de mesa e jogando jogos de videogame eu e uns amigos descobrimos um jogo, Shining Force, a gente jogava D&D e GURPS mas não tínhamos uma campanha longa, mas haviamos combinado de pensar num cenário interessante.
Apesar da história do videogame da Shining Force ser bacana, o que nos agradou foram o nome do jogo e os heróis tão variados que fugiam das clássicas raças e classes, assim o GURPS por ser um RPG genérico foi o escolhido.
O cenário do suplemento GURPS Fantasy que Tinha acabado de ser traduzido para o português naquela época parecia interessante, o mundo diferente de Yrth e principalmente devido ao fato do choque de retorno magico que criou o Maelstrom ou Cataclisma, e foi nesse cenário que nossa campanha se iniciou.
Segue abaixo um texto meu escrito em 2010:
Desde 1992 ou 1994 o grupo se aventura pelo continente de Ytarria, principalmente em Mégalos e no Território dos Nômades, tudo começou com um encontro entre o elfo Frent Wood e o anão Etin Gold, após impedirem um assalto se conheceram e descobriram que seus pais faziam parte de um antigo e já extinto grupo de aventureiros, a Dragon Force, a partir dai enfrentaram ladrões e bandidos da cidade até se defrontarem com uma organização maligna, a Seita da Serpente, tb enfrentaram poços antigos, minas, cavernas, covis, castelos e torres assombradas, tentativas de assassinato, demônios malignos invocados para mata-los, foram capturados e fugiram, descobriram conspirações políticas e religiosas, lutaram numa grande guerra contra Orcs e diversos seres contra a cidade de Quartedec, mas ganharam reputação quase que mundial ao desvendar os mistérios da remota e abandonada escola de Ulcaster onde se revelou que a Seita da Serpente era um sub-grupo pertencente a algo maior a Irmandade da Escuridão Absoluta, que invoca seres de outro plano e seguem um ser sombrio a Ether-Shadow e suas crias, tb ajudaram grupos no Território dos Nômades derrotando monstros saqueadores, se aliaram aos Gnolls e junto com a família Vankar e mais 11 vilas criaram a Grande União Nômade, com intenção de comércio e paz com Megálos, depois passaram 1 ano em outro plano treinado artes marciais, derrotaram o Dragão Branco Kosh que queria congelar o mundo, mataram Hafnir e acabaram com seus planos de espalhar licantropia a nível mundial, encontram o Kenshi, e principalmente frustraram os planos da Seita da Serpente ao acabar com sua grande base e seu chumbo letal, ajudaram o rei anão Thulin e fizeram importante aliados por lá, e ao voltar a Mégalos e ganhar condecorações ainda impediram a guerra das heresias em Mehan, ajudaram a impedir os ataques a Daubar, uma cidade recém fundada, com tudo isso e amigos do príncipe de Mégalos o grupo ganhou o direito de ter sua própria cidade A Shining City, o patrono do grupo revela ao mundo o Castelo Voador, base do grupo e a posiciona em cima da cidade, o castelo é atacado por Serpentor o Lord serpente e a cidade é limpa pelo grupo de tantos bandidos que haviam por lá.
Agora o novo objetivo do grupo é reerguer a organização da cidade, acabar com a infestação de piratas na Baia da Fechadura, espalhar sua nova guilda de aventureiros por mais cidades, achar a verdadeira origem da cidade e finalmente erradicar a conspiração da Irmandade.
Após 48 aventuras épicas, 16 anos de campanha e muitos dias, noites e madrugadas de jogos, mudanças de cidade, mães loucas de raiva do RPG, namoradas desconfiadas, muita coca-cola e café, pizzas, habbibs e muitas tranqueiras, pausas prolongadas devia a baladas, juntando os mistérios revelados do passado dos pais dos Personagens e graças ao esforço de todos, se criou uma história complexa, completa, divertida e com mil ganchos, sem contar os diversos amigos que tiveram participações especiais.
Uma nova era começa…..
Os caminhos da aventura
Compilação dos títulos e estilo de aventuras que jogamos por 16 anos, algumas eram tão longas que precisaram ser divididas em partes, era tão divertido que muitas vezes eu aproveitei os ganchos das histórias pessoais dos personagens dos jogadores para deixar a mesa mais viva, e isso fazia que o que deveria durar 4h chegasse a até 8h de jogo!!!
- Lista de Aventuras da Shining Force:
1- O começo de tudo (apresentação/aventura inicial)
2- Quartedec 1 (aventura)
3- Quartedec 2 (aventura)
4- Quartedec 3 (aventura)
5- Quartedec 4 (aventura)
6- O poço dos desejos (dungeon)
7- Fim da Dragon Force (apresentação/narração/aventura)
8- A mina de Bratken (dungeon)
9- Uma noite no bar Fogo do Dragão (aventura)
10- O que uma succubus pode fazer? (aventura)
11- Não brinque com os assassinos! (aventura)
12- Contra-ataque (dungeon)
13- O castelo de Lecard — parte 1 (dungeon)
14- O castelo de Lecard — parte 2 (dungeon)
15- O castelo de Lecard — O fosso (dungeon)
16- A torre de Lecard — parte 1 (dungeon)
17- A torre de Lecard — parte 2 (dungeon)
18- A torre de Lecard — parte 3 (dungeon)
19- A fuga da masmorra de Zanzer — parte 1 (dungeon)
20- A fuga da masmorra de Zanzer — parte 2 (dungeon)
21- A maldição de morpheus (aventura/dungeon)
22- O início da guerra sangrenta (aventura)
23- A grande guerra sangrenta — capítulo 1 (aventura)
24- A escola de Ulcaster — parte 1 (aventura/dungeon)
25- A escola de Ulcaster — parte 2 (aventura/dungeon)
26- A vila de Vankar (aventura)
27- Surge Kosh, o dragão branco — parte 1 (aventura)
28- A fortaleza dos gnolls (aventura/dungeon)
29- Bodvar, o esquecido — parte 1 (aventura)
30- Bodvar, o esquecido — parte 2 (aventura)
31- O guardião da visão (aventura/dungeon)
32- Verdades (aventura/apresentação/narração)
33- Os cruéis monstros saqueadores (dungeon)
34- A grande união Nômade (aventura)
35- Treino nas artes exóticas e secretas (aventura especial/arena/upgrade)
36- Surge Kosh, o dragão branco — parte 2 a volta (aventura/dungeon)
37- A maldição do lobo da montanha (aventura)
38- O Kenshi (arena/aventura)
39- O desafio do Manchi Marú — galerias de Shagradd (dungeon)
40- O Chumbo letal da serpente — parte 1 conspiração (aventura/dungeon)
41- O Chumbo letal da serpente — parte 2 grande garimpo (aventura)
42- O Chumbo letal da serpente — parte 3 templo da serpente (dungeon)
43- As buscas de Thulin (aventura)
44- Condecoração dos heróis (aventura especial/narração)
45- A guerra das heresias em Mehan (aventura)
46- O canal de Daubar (aventura)
47- O Ataque ao Castelo da Luz (aventura)
48- A Shining City e a Era da Magia (aventura/apresentação)
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Esse artigo aparece primeiro no meu Medium.
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