Mesmo que não saiba, é bem provável que já tenha jogado algum RPG com regras baseadas no sistema Year Zero Engine. Criado pela editora sueca Free League Publishing, esse sistema é usado no desenvolvimento de jogos ambientados em diversos cenários, como fantasia, ficção científica, horror e apocalipse zumbi.
O jogo que introduziu o sistema e lhe deu nome foi Mutant: Ano Zero, publicado no Brasil pela editora Pensamento Coletivo. Ambientado em um cenário apocalíptico, o RPG coloca os jogadores no papel de personagens mutantes que nunca saíram de seus abrigos protegidos, chamados arcas, e pouco sabem sobre o que levou o mundo à destruição. Os principais objetivos do jogo são explorar o mapa em busca de novos locais e recursos, enquanto desvendam os mistérios de seus poderes e dos eventos que levaram o mundo à ruína.
O sistema e os RPGS
Em Mutant: Ano Zero, os personagens têm pontos de atributo (cujo valor vai de 1 a 5), pontos de perícia (inicialmente, de 1 a 3), talentos e uma mutação inicial (escolhida aleatoriamente). Cada ponto permite que o personagem role 1D6 nos testes e rolagens. O sucesso é definido pela quantidade de 6 que os jogadores tiram nos dados, sendo, na maioria das vezes, um único 6, suficiente para realizar com sucesso a maior parte das ações pretendidas. As vezes, os jogadores não conseguem nenhum 6 ou a quantidade de 6 que precisam para executar a ação, e aí que está a graça do jogo… Esse jogador pode “forçar a rolagens”, jogando novamente os dados que não tiveram resultado 1 ou 6, para tentar conseguir mais sucessos. Porém, isso tem um preço: cada resultado 1, contando com os resultados 1 da primeira rolagem, resulta em dano no atributo testado e, em contrapartida, o ganho de “pontos de mutação”, que são utilizados para ativar as habilidades mutantes dos personagens. Ou seja, no que diz respeito à mecânica do jogo, fracassar pode render uma compensação importante para os jogadores, incentivando a interpretação da falha na dinâmica narrativa e estimulando a iniciativa de assumirem riscos.
Essa mecânica é a base de todos os RPGs que utilizam o Year Zero Engine, como o Alien, publicado no Brasil pela New Order, o Forbidden Lands, fantasia medieval publicada pela Pensamento Coletivo, o Tales From the Loop, publicado pela Galápagos e, recentemente, o Vaesen, publicado pela Retropunk. Todos esse RPGs utilizam adaptações do Year Zero Engine, se valendo da mesma mecânica de rolagem: o valor do atributo somado ao da perícia gera um número de referência para quantidade de D6 que devem ser rolados pelo jogador, visando resultados 6, que representa sucesso na pool de dados. Caso o jogador não consiga nenhum 6 ou não consiga o número de sucessos necessários, pode forçar a rolagem, mas isso terá um preço e, algumas vezes, uma compensação. Cada RPG citado, especificamente, apresenta variações dessa mecânica, mas que mantém a mesma lógica básica.
E mais...
Sem dúvida, isso torna os jogos baseados no Year Zero Engine muito divertidos e surpreendentes, já que é fácil determinar se uma ação foi bem-sucedida: basta obter um ou mais resultados 6 na pool de dados. Além disso, a falha inicial pode sempre adicionar emoção ao jogo caso o jogador opte por forçar a rolagem, assumindo as possíveis consequências de sua decisão. Claro, existem muitas outras mecânicas interessantes nos RPGs baseados no Year Zero Engine, como os talentos, as tabelas de críticos, o dano, as mecânicas de exploração e o gerenciamento de bases (chamados em cada RPG específico por nomes diferentes, arca, fortaleza, castelo, etc.), mas isso é um assunto para discussões futuras.
Licença Aberta
Atualmente, o Year Zero Engine conta com uma Open Game License (OGL), ou seja, uma licença pública de copyright que permite que desenvolvedores de RPG criem seus próprios jogos utilizando o sistema. Essa abertura incentiva a criação de inúmeros cenários baseados na mecânica do Year Zero Engine. Com o surgimento da OGL, desenvolvedores brasileiros também começaram a explorar o sistema, criando jogos como Muito Abaixo do Oceano, publicado pela Editora Gynga, e Kilombo, que será lançado em breve pela Odyssey Publicações(!!!).
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