Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Savage Worlds – Dificuldade de Encontros por Eric Lamoureux

dificuldade de encontros Blog

No The Wild Die Podcast, lançamos um episódio bônus no qual respondemos a uma pergunta do Pure Mongrel sobre a dificuldade do encontro. Esta é uma pergunta recorrente na comunidade. A natureza das rolagens de dados abertas torna difícil equilibrar a oposição contra um grupo de personagens-jogadores sem conhecer todos os parâmetros. Comecei com Savage Worlds antes da edição Deluxe, onde as classificações de combate foram introduzidas. Nunca as usei, então não posso comentar sobre sua precisão. Tudo o que posso dizer é que depois de D&D 3.5, não tenho vontade de começar a jogar como contador.

Ao longo dos anos, tive encontros em que pensei que os jogadores iriam limpar o chão, mas acabou sendo um caso prolongado. Já realizei encontros em que pensei que seria uma batalha climática, mas minha oposição cuidadosamente “difícil” foi derrotada em duas rodadas ou menos sem que os personagens-jogadores suassem. Com o tempo, acabei aceitando isso. Afinal, se eu quisesse resultados previsíveis, por que eu me incomodaria em rolar dados?

A sugestão de Manuel Sambs de usar o Estágio do personagem-jogador como base para a oposição é ótima. Os caras do Savage GM Podcast abordaram esse tópico muitas vezes. Todos esses são bons conselhos. Não vou me estender sobre isso.
Dito isso, um ponto do Episódio Bônus – Good Vibrations que quero expandir aqui é o uso de Benes do Mestre de Jogos.

Tenho uma confissão a fazer. Quando se trata de Benes do Mestre, eu trapaceio. Sim. Um Bene por personagem Carta Selvagem mais cada personagem Carta Selvagem do Mestre de Jogos tem dois Benes? Pfff. Os jogadores ganham Benes durante o curso de uma sessão. Junto com o Dado Selvagem, essa é uma vantagem distinta que os personagens-jogadores têm sobre o Mestre de Jogos.

Sua experiência pode variar. Você pode ter cravado o equilíbrio em uma ciência. Para mim, a melhor ferramenta à minha disposição para controlar o quão mortal um encontro é sem fazer com que os encontros de combate durem muito tempo tem sido a maneira como uso meus Benes. Novamente, não há nenhuma ciência real nisso, mas permita-me compartilhar algumas diretrizes.

  • Se eu quiser que um encontro seja mais difícil, atribuo a ele um conjunto de Benes do Mestre, geralmente entre 1 e 3.
  • Para uma batalha final ou cena climática, eu atualizo meu estoque de Benes do Mestre de Jogos.

Esse post foi escrito por Éric Lamoureux (o autor de Wiseguys) em seu blog The Good, The Bad and The Skinny e foi parcialmente traduzido e adaptado nessa publicação.

Wiseguys é um cenário de RPG para Savage Worlds que aborda a vida do crime organizado. A aqueles que apoiaram, vai nosso sonoro MUITO OBRIGADO!

Siga a Odyssey em nossas redes sociais para mais notícias selvagens!

Compartilhe esse post:

+ Posts