Autor: Charles Corrêa
Você já imaginou unir o horror investigativo de OP com a agilidade cinematográfica de Savage Worlds Edição Aventura? Pois bem, isso é totalmente possível com algumas adaptações simples. Este guia mostra como traduzir os conceitos de OP para o motor rápido e mortal de Savage, reforçado pelo Compêndio de Horror.
Ordem Paranormal RPG, criado por Cellbit, tem um clima único de terror investigativo, rituais e a luta contra o Outro Lado. Já Savage Worlds Edição Aventura é rápido, mortal e flexível. Unindo os dois com o Compêndio de Horror, você consegue transportar todo o drama e perigo de Ordem para as mesas de Savage.
Aqui está o guia completo para essa conversão.
Atributos e Perícias
Força → Força
Agilidade → Agilidade
Intelecto → Astúcia
Presença → Espírito
Vigor → Vigor
Escala de OP (1 a 5) → Dados de Savage:
1 → d4
2 → d6
3 → d8
4 → d10
5 → d12
Perícias comuns:
Armas de Fogo → Disparos
Armas Brancas → Lutar
Ocultismo → Ocultismo
Medicina → Curar
Percepção → Notar
Intimidação, Persuasão e Furtividade → mantêm os nomes
Pontos de Esforço e NEX
No OP, PE vêm da Presença e do NEX (nível de exposição ao paranormal).
Em Savage Worlds:
PE → Pontos de Poder (derivados do Espírito).
NEX → Avanços Narrativos: novos poderes, rituais e afinidades são liberados conforme marcos ou XP.
Sanidade e Medo
O Compêndio de Horror de Savage Worlds cobre perfeitamente a SAN de OP:
Perda de SAN → redução nos pontos de sanidade do Compêndio.
Quando a SAN cai, surgem Transtornos (pesadelos, fobias, compulsões, insanidade).
Testes de Espírito (ou se desejar crie uma perícia chamada sanidade e vincule a mesma a Espírito) substituem os antigos testes de resistência mental de OP.
Afinidades Elementais
Os elementos de OP (Sangue, Morte, Conhecimento, Energia e Medo) se tornam Modificadores de Poder em Savage:
Vulnerabilidades/oposições rendem +2 em testes ou +1d6 de dano extra.
Isso pode ser aplicado narrativamente ou mecanicamente pelo narrador.
Rituais e Poderes
Rituais de OP → Poderes (Powers) de SWADE.
Conversão simples: 1 PE ≈ 1 Ponto de Poder (PP).
Rituais longos → custo extra em PP + Modificadores de Tempo.
Exemplos:
Ritual de Proteção → Protection
Invocação → Summon Ally
Drenar Energia → Drain Power Points
Vida e Combate
PV em OP → Ferimentos e Resistência em Savage.
Armaduras e armas podem ser ajustadas para a tabela oficial de SWADE.
Letalidade pode ser reforçada com regras opcionais de Injúrias e Falhas Críticas do Compêndio de Horror.
Classes Convertidas
Em OP existem classes fixas. Em Savage Worlds, tudo é feito via Vantagens e Desvantagens (ou para facilitar a vida dos jogadores pode-se criar arquétipos em Savage Worlds).
Aqui estão os pacotes de conversão:
Combatente
Vantagens: Lutador (Brawler), Atirador (Marksman), Ambidestro (Ambidextrous), Soldado (Soldier).
Desvantagens: Código de Honra (Code of Honor), Vício (Habit).
Poderes: nenhum por padrão, mas pode aprender Boost Trait ou Golpe Poderoso com treinamento.
PE: baixo.
Especialista
Vantagens: Investigador (Investigator), Ladrão (Thief), Erudito (Scholar), Sexto Sentido (Sixth Sense).
Desvantagens: Curioso (Curious), Compulsão (Habit).
Poderes: poderes menores como Detectar ou Observar.
PE: médio-baixo.
Ocultista
Vantagens: Antecedente Arcano (Arcane Background – Ocultismo), Magia Sombria (Dark Magic), Resistência Mental (Iron Will).
Desvantagens: Pesadelos (Nightmares), Fobia (Phobia), Amaldiçoado (Cursed).
Poderes: Protection, Fear, Drain Power Points, Summon Undead, Detect/Conceal Arcana, Blast (versão sombria).
PE: alto, cresce com NEX.
Médico
Vantagens: Curandeiro (Healer), Cirurgião de Campo (Field Medic), Erudito (Scholar – Medicina).
Desvantagens: Pacifista (Pacifist), Ansioso (Delusional/Minor).
Poderes: Healing, Boost Trait (Vigor ou Recuperação).
PE: médio.
Atirador de Elite
Vantagens: Marksman, Dead Shot, Steady Hands.
Desvantagens: Arrogante (Arrogant), Vício (Dependência).
Poderes: raros; geralmente apenas Boost Trait em Disparos.
PE: baixo.
Técnico / Engenheiro
Vantagens: Inventor (Gadgeteer), Mecânico (McGyver), Erudito (Scholar – Ciência).
Desvantagens: Compulsivo (Habit), Distraído (Oblivious).
Poderes: Barrier, Disguise, Obscure adaptados a dispositivos tecnológicos.
PE: médio.
Investigador Paranormal
Vantagens: Sexto Sentido (Sixth Sense), Investigador (Investigator), Conexões (Connections).
Desvantagens: Curioso (Curious), Trauma Passado (Major Phobia).
Poderes: Detect Arcana, Fear Sense.
PE: médio.
Classe (OP) | Vantagens | Desvantagens | Poderes | PE (Estimado) |
---|---|---|---|---|
Combatente | Lutador (Brawler), Atirador (Marksman), Ambidestro (Ambidextrous), Soldado (Soldier) | Código de Honra (Code of Honor), Vício (Habit) | Opcional: Boost Trait, Golpe Poderoso | Baixo |
Especialista | Investigador (Investigator), Ladrão (Thief), Erudito (Scholar), Sexto Sentido (Sixth Sense) | Curioso (Curious), Compulsão (Habit) | Detectar, Observação | Médio-Baixo |
Ocultista | Antecedente Arcano (Arcane Background), Magia Sombria (Dark Magic), Resistência Mental (Iron Will) | Pesadelos (Nightmares), Fobia (Phobia), Amaldiçoado (Cursed) | Protection, Fear, Drain Power Points, Summon Undead, Detect/Conceal Arcana, Blast | Alto |
Médico | Curandeiro (Healer), Cirurgião de Campo (Field Medic), Erudito (Scholar – Medicina) | Pacifista (Pacifist), Ansioso (Delusional/Minor) | Healing, Boost Trait (Vigor/Recuperação) | Médio |
Atirador de Elite | Marksman, Dead Shot, Steady Hands | Arrogante (Arrogant), Vício (Dependência) | Boost Trait (Disparos) | Baixo |
Técnico / Engenheiro | Inventor (Gadgeteer), Mecânico (McGyver), Erudito (Scholar – Ciência) | Compulsivo (Habit), Distraído (Oblivious) | Barrier, Disguise, Obscure (gadgets) | Médio |
Investigador Paranormal | Sexto Sentido (Sixth Sense), Investigador (Investigator), Conexões (Connections) | Curioso (Curious), Trauma Passado (Phobia – Major) | Detect Arcana, Fear Sense | Médio |
Conclusão
Com o Compêndio de Horror de Savage Worlds, a conversão de OP para Savage Worlds fica fluida e mortal. Você mantém a investigação sombria, as perdas de sanidade e a pressão psicológica do cenário, mas com a agilidade pulp e letalidade explosiva de Savage Worlds.
Dá para rodar tanto campanhas longas de investigação quanto one-shots brutais de horror.
Tudo sem perder a essência: o horror sempre volta, e os agentes nunca saem ilesos.
Em outra oportunidade separo uma lista de rituais que podem ser convertidos pra Savage Worlds.
Melhorias, críticas e correções adicionem nos comentários.
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