Manual de Conversão: Ordem Paranormal (OP) para Savage Worlds Revisado (SWADE)

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Autor: Charles Corrêa

Site RPG Charles Corrêa

Você já imaginou unir o horror investigativo de OP com a agilidade cinematográfica de Savage Worlds Edição Aventura? Pois bem, isso é totalmente possível com algumas adaptações simples. Este guia mostra como traduzir os conceitos de OP para o motor rápido e mortal de Savage, reforçado pelo Compêndio de Horror.

Ordem Paranormal RPG, criado por Cellbit, tem um clima único de terror investigativo, rituais e a luta contra o Outro Lado. Já Savage Worlds Edição Aventura é rápido, mortal e flexível. Unindo os dois com o Compêndio de Horror, você consegue transportar todo o drama e perigo de Ordem para as mesas de Savage.

Aqui está o guia completo para essa conversão.

Atributos e Perícias

Força → Força

Agilidade → Agilidade

Intelecto → Astúcia

Presença → Espírito

Vigor → Vigor

Escala de OP (1 a 5) → Dados de Savage:

1 → d4

2 → d6

3 → d8

4 → d10

5 → d12

Perícias comuns:

Armas de Fogo → Disparos

Armas Brancas → Lutar

Ocultismo → Ocultismo

Medicina → Curar

Percepção → Notar

Intimidação, Persuasão e Furtividade → mantêm os nomes

Pontos de Esforço e NEX

No OP, PE vêm da Presença e do NEX (nível de exposição ao paranormal).
Em Savage Worlds:

PE → Pontos de Poder (derivados do Espírito).

NEX → Avanços Narrativos: novos poderes, rituais e afinidades são liberados conforme marcos ou XP.

Sanidade e Medo

O Compêndio de Horror de Savage Worlds cobre perfeitamente a SAN de OP:

Perda de SAN → redução nos pontos de sanidade do Compêndio.

Quando a SAN cai, surgem Transtornos (pesadelos, fobias, compulsões, insanidade).

Testes de Espírito (ou se desejar crie uma perícia chamada sanidade e vincule a mesma a Espírito) substituem os antigos testes de resistência mental de OP.

Afinidades Elementais

Os elementos de OP (Sangue, Morte, Conhecimento, Energia e Medo) se tornam Modificadores de Poder em Savage:

Vulnerabilidades/oposições rendem +2 em testes ou +1d6 de dano extra.

Isso pode ser aplicado narrativamente ou mecanicamente pelo narrador.

Rituais e Poderes

Rituais de OP → Poderes (Powers) de SWADE.

Conversão simples: 1 PE ≈ 1 Ponto de Poder (PP).

Rituais longos → custo extra em PP + Modificadores de Tempo.

Exemplos:

Ritual de Proteção → Protection

Invocação → Summon Ally

Drenar Energia → Drain Power Points

Vida e Combate

PV em OP → Ferimentos e Resistência em Savage.

Armaduras e armas podem ser ajustadas para a tabela oficial de SWADE.

Letalidade pode ser reforçada com regras opcionais de Injúrias e Falhas Críticas do Compêndio de Horror.

Classes Convertidas

Em OP existem classes fixas. Em Savage Worlds, tudo é feito via Vantagens e Desvantagens (ou para facilitar a vida dos jogadores pode-se criar arquétipos em Savage Worlds).

Aqui estão os pacotes de conversão:

 Combatente

Vantagens: Lutador (Brawler), Atirador (Marksman), Ambidestro (Ambidextrous), Soldado (Soldier).

Desvantagens: Código de Honra (Code of Honor), Vício (Habit).

Poderes: nenhum por padrão, mas pode aprender Boost Trait ou Golpe Poderoso com treinamento.

PE: baixo.

 Especialista

Vantagens: Investigador (Investigator), Ladrão (Thief), Erudito (Scholar), Sexto Sentido (Sixth Sense).

Desvantagens: Curioso (Curious), Compulsão (Habit).

Poderes: poderes menores como Detectar ou Observar.

PE: médio-baixo.

 Ocultista

Vantagens: Antecedente Arcano (Arcane Background – Ocultismo), Magia Sombria (Dark Magic), Resistência Mental (Iron Will).

Desvantagens: Pesadelos (Nightmares), Fobia (Phobia), Amaldiçoado (Cursed).

Poderes: Protection, Fear, Drain Power Points, Summon Undead, Detect/Conceal Arcana, Blast (versão sombria).

PE: alto, cresce com NEX.

 Médico

Vantagens: Curandeiro (Healer), Cirurgião de Campo (Field Medic), Erudito (Scholar – Medicina).

Desvantagens: Pacifista (Pacifist), Ansioso (Delusional/Minor).

Poderes: Healing, Boost Trait (Vigor ou Recuperação).

PE: médio.

 Atirador de Elite

Vantagens: Marksman, Dead Shot, Steady Hands.

Desvantagens: Arrogante (Arrogant), Vício (Dependência).

Poderes: raros; geralmente apenas Boost Trait em Disparos.

PE: baixo.

 Técnico / Engenheiro

Vantagens: Inventor (Gadgeteer), Mecânico (McGyver), Erudito (Scholar – Ciência).

Desvantagens: Compulsivo (Habit), Distraído (Oblivious).

Poderes: Barrier, Disguise, Obscure adaptados a dispositivos tecnológicos.

PE: médio.

 Investigador Paranormal

Vantagens: Sexto Sentido (Sixth Sense), Investigador (Investigator), Conexões (Connections).

Desvantagens: Curioso (Curious), Trauma Passado (Major Phobia).

Poderes: Detect Arcana, Fear Sense.

PE: médio.

Classe (OP)VantagensDesvantagensPoderesPE (Estimado)
 CombatenteLutador (Brawler), Atirador (Marksman), Ambidestro (Ambidextrous), Soldado (Soldier)Código de Honra (Code of Honor), Vício (Habit)Opcional: Boost Trait, Golpe PoderosoBaixo
 EspecialistaInvestigador (Investigator), Ladrão (Thief), Erudito (Scholar), Sexto Sentido (Sixth Sense)Curioso (Curious), Compulsão (Habit)Detectar, ObservaçãoMédio-Baixo
 OcultistaAntecedente Arcano (Arcane Background), Magia Sombria (Dark Magic), Resistência Mental (Iron Will)Pesadelos (Nightmares), Fobia (Phobia), Amaldiçoado (Cursed)Protection, Fear, Drain Power Points, Summon Undead, Detect/Conceal Arcana, BlastAlto
 MédicoCurandeiro (Healer), Cirurgião de Campo (Field Medic), Erudito (Scholar – Medicina)Pacifista (Pacifist), Ansioso (Delusional/Minor)Healing, Boost Trait (Vigor/Recuperação)Médio
 Atirador de EliteMarksman, Dead Shot, Steady HandsArrogante (Arrogant), Vício (Dependência)Boost Trait (Disparos)Baixo
 Técnico / EngenheiroInventor (Gadgeteer), Mecânico (McGyver), Erudito (Scholar – Ciência)Compulsivo (Habit), Distraído (Oblivious)Barrier, Disguise, Obscure (gadgets)Médio
 Investigador ParanormalSexto Sentido (Sixth Sense), Investigador (Investigator), Conexões (Connections)Curioso (Curious), Trauma Passado (Phobia – Major)Detect Arcana, Fear SenseMédio

Conclusão

Com o Compêndio de Horror de Savage Worlds, a conversão de OP para Savage Worlds fica fluida e mortal. Você mantém a investigação sombria, as perdas de sanidade e a pressão psicológica do cenário, mas com a agilidade pulp e letalidade explosiva de Savage Worlds.

Dá para rodar tanto campanhas longas de investigação quanto one-shots brutais de horror.
Tudo sem perder a essência: o horror sempre volta, e os agentes nunca saem ilesos.

Em outra oportunidade separo uma lista de rituais que podem ser convertidos pra Savage Worlds.

Melhorias, críticas e correções adicionem nos comentários.



O Financiamento coletivo começa dia 8/9 (8 de setembro)

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