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Guia Selvagem para as Cuspidoras de Chumbo

gs cuspidoras de chumbo Blog

Armas de fogo é um treco complicado para muitos que estão começando a jogar Savage Worlds. Isto se dá por muitos terem o Savage Pathfinder como porta de entrada para o sistema, ou outros cenários de fantasia que não possuem o nível de tecnologia para armas de fogo modernas. 

Apesar de parecer complicado em Savage, é sempre bom ter em mente que armas de fogo automáticas são o pesadelo de todo designer de regras de sistemas de RPG por aí. O que é visível na maioria dos outros sistemas que ou tem subsistemas complexos demais e que envolvem muitas rolagens de dados pra esvaziar o pente, ou são narrativistas e não precisam de regras do tipo em primeiro lugar.

Savage Worlds é um dos poucos sistemas de RPG que faz o tiroteio realmente ser interessante. Provendo opções para os brucutu de metralhadoras, franco-atiradores e profissionais escopetentes se mantendo Rápido, Divertido e Furioso! Então vamos dissecar as regras para as trocas de tiro selvagens com neste artigo.

Alguns conceitos básicos

Para começar, pense nas regras adicionais para armas de fogo modernas como aquele clássico seletor de tiro que é visto em jogos FPS e que de fato existem. Em fuzis de assalto tem as categorias safe (arma travada) semi (1 tiro) e auto (dispara em rajada conforme segura o gatilho), que ditam o que exatamente acontece quando se puxa o gatilho. Algumas armas possuem a opção burst que dá três tiros em sucessão ao pressionar o gatilho, e Savage Worlds também tem mecânica para isto.

Fire_selector_switch

Não contaremos a opção safe aqui. Pois como diria Chekov, “se vai trazer uma arma pro set, é melhor ela disparar em algum ponto da peça”, mas dito isto:

  • Semi: trata-se de uma simples ação de Atirar com CdT 1 e nada mais. 
  • Burst: Atirar com Rajada de Três Balas, para melhorar as chances do inimigo não se levantar. Falaremos desta regra logo abaixo.
  • Auto: Atirar com CdT 2 ou mais, tipicamente 3. Note que esta opção gasta mais munição e confere penalidade por Recuo, em contrapartida por poder acertar mais alvos, crivar o mesmo alvo de balas ou usar Fogo de Supressão para ajudar os aliados a ficarem vivos. Falaremos de ambas as regras logo abaixo.

Regras avançadas

Cadência de Tiro (SWADE Ed. Revisada pg. 109): É a quantidade de dados de Atirar que podem ser usados em uma única ação. Esta regra funciona de forma similar a Vantagem Frenesi, e foi citada no meu artigo sobre. Uma coisa que confunde muitos jogadores, mas é importante clarificar é que CdT não é igual a quantidade de munição usada. Isto fica claro na mesma página onde há a tabela Balas por Cadência de Tiro

Recuo (SWADE Ed. Revisada pg. 126): Recuo é uma penalidade de -2 na rolagem por usar CdT 2 ou maior, pois é difícil manter a mira no alvo com os constantes coices da arma não é? Importante notar que a penalidade não é cumulativa, e se aplica a todos os dados igualmente, somando com as penalidades por Ações Múltiplas, se fizer.

Fogo de Supressão (SWADE Ed. Revisada pg. 123): Ao invés de atirar em alvos específicos, é possível pegar uma arma automática e LARGAR O CHUMBO em um área! Ao fazer isto você põe um Modelo Médio de Explosão e rola Atirar (com um dado só, o CdT será para outra coisa) levando em conta as penalidades habituais, inclusive Recuo. Oponentes no Modelo de Explosão ficam Distraídos em um sucesso. Se tiver um uma ampliação, pode causar dano (sem dado extra) em até X oponentes dentro do Modelo de Explosão, com “X” sendo o CdT da sua arma. Fazer isto gasta três vezes a quantidade de munição do CdT da sua arma (ver Balas por Cadência de Tiro na pg. 109). Por isso que brucutus levam metralhadoras com cintos de munição para a festa!

Rajada de Três Balas (SWADE Ed. Revisada pg. 77): Esta é a opção burst mencionada acima, sendo relegada a armas que possuem esta característica. Com um puxar do gatilho a arma dispara três tiros em sequência, dando +1 ao ataque e dano em compensação pelas três balas usadas ao invés de uma. Importante não confundir com Cadência de Tiro, pois são duas opção bem diferentes.

Escopetas (SWADE Ed. Revisada pg. 121): Escopetas em Savage Worlds funcionam de forma igual, tendo somente algumas diferenças pontais. Pela dispersão de balas elas adicionam +2 no ataque, porém a chance te acertar Espectadores Inocentes é maior. Danos de escopetas são listados como “1-3d6”, que basicamente significam 3d6 em Distância Curta, 2d6 em Média e 1d6 em Longa. Porém há mais opções, como usar balas sólidas que o dano é 2d10 e não tem efeitos de dispersão.

Recarregando (SWADE Ed. Revisada pg. 126): Esta regra não é exclusiva para armas de fogo modernas, mas é bom relembrá-la. Com exceção de arcos, Recarregar leva uma ação para trocar pentes ou balas. Armas que tem “Recarregar X”  listado requerem um número de ações igual a “X” para recarregar. Por exemplo, metralhadoras, bestas e armas de pólvora negra com Recarregar 2 ou 3. Notem que é uma (ou X) ação por bala se a arma não tiver pentes de munição ou carregadores rápidos, como é dito em revólveres na página 86.

A exceção: Savage Pathfinder

Por ser independente do Savage base tendo as próprias regras no livro, o Savage Pathfinder possui algumas diferença pontuais se comparar resto da linha do SWADE. Como por exemplo a ausência das regras de Perseguição, e oponentes Cartas Selvagens ganhando os 3 Benes como um Personagem de Jogador mesmo.

Mas dentro do assunto do artigo, as regras mencionadas aqui também foram alteradas por conta do nível tecnológico de Golarion. Sendo notória as remoções das regras de Recuo, Fogo de Supressão, Rajada de Três Balas e Escopetas.

Cadência de Tiro continua, porém com a remoção das penalidades por Recuo e das quantidades de balas por CdT, agora assumindo que a munição gasta equivale ao CdT da arma. Cadência de Tiro maior só é acessada através da Vantagem Tiro Rápido e sua versão aprimorada, que aqui funciona como um “Frenesi para arqueiros”.

Armas de fogo apareceram recentemente no Advanced Players Guide 2 do Savage Pathfinder, junto da nova Classe Gunslinger (o Pistoleiro). Porém elas vem com regras bem diferentes para se adequar ao cenário de Golarion e as mudanças da linha.

Savage Worlds Edição Aventura é um sistema para RPG de mesa publicado no Brasil pela Retropunk.

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