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Especial de Halloween – Horror em Savage Worlds

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Acharam que não ia ter post nesta data especial? Acharam errado! Pois hoje lhes darei  dicas sobre como trazer o horror à tona… Opa! Eu já escrevi este artigo, não? Então darei mais dicas! Complementando o artigo anterior. 

Muitos dizem que Savage Worlds é incompatível com o gênero de horror. Além de ignorar o fato de que seu cenário mais marcante, Deadlands, junto de vários cenários criados pela Pinnacle como East Texas University e Rippers são no mínimo, cenários que utilizam e muito o estilo de horror em mesa.

Não só isto, como o novo Compêndio de Horror para o SWADE está lindo e estou utilizando na minha mesa de Ravenloft, junto do Ravenloft Reencarnado (uma adaptação lindona que em breve vocês verão aqui no site!). Sem dúvidas a estrela do show é a regra de Efeitos de Medo Expandido, que revisa a boa e velha Tabela de Medo para incluir Psicoses e efeitos fora de combate.

Trazendo o Medo e psicoses à tona

Um bom rpg de horror não está completo sem que a mente dos nossos heróis se deteriorem conforme eles são confrontados por coisas que não deveriam existir. Se você leu o Compêndio de Horror anterior, você se lembra de algo chamado Sanidade, que não está no novo. 

Muitos criticam a remoção dessa regra sem prestar atenção ao fato de que foram inclusas direto na Tabela de Medo. E muitos criticam o fato de que as Psicoses agora são apenas Complicações, que você pode comprar durante a criação de personagem. Entretanto, eu defendo que as Complicações advindas das Psicoses devem funcionar de maneira diferente das Complicações normais.

Primeiramente, se um personagem adquiriu uma Psicose nova, não simplesmente diga que o caçador ficou Sanguinário. Descreva a sua frustração interna, ao ver uma cena violenta sem que ele possa ter feito algo para impedir. E como esta frustração ameaça expelir em violência a qualquer momento, tornando o caçador não muito diferente daquilo que ele caça… Se o jogador entender que está acontecendo e interpretar de acordo, ganha um Bene! É melhor ainda se você manter o resultado da Tabela de Psicoses oculto até que o jogador descubra o que está acontecendo.

Nova Regra: Testes de Horror

Deste de que Ravenloft se tornou um cenário próprio para o AD&D 2° Edição já havia regra para testes de medo e testes de horror na Terra das Brumas. E sim, eram tratadas como efeitos separado, já que tinham propósitos e efeitos diferentes:

Medo é aquele susto na hora, quando alguém presencia algo feio ou grotesco, como uma criatura sobrenatural, ilusões medonhas, cenas de violência ou o resultado das mesmas. Testes de medo são bem mais comuns, mas seus efeitos são temporários e raramente deixam marcas na mente da vítima.

Horror, em contrapartida, é pra aquilo que realmente perturba a mente e deixa marcas permanentes na sua sanidade. Testes de horror são bem mais raros, aparecendo somente em cenas realmente perturbadoras ou/e que envolvam diretamente o personagem, ou alguma revelação de um conhecimento proibido “que as mentes mortais não são capazes compreender”.

E como trazer esta distinção para o Savage Worlds?

Muito simples. Um teste de Horror é basicamente um teste de Medo, mas com as seguintes diferenças: Numa falha, ao invés de rolar na Tabela de Medo, o personagem deve rolar diretamente na Tabela de Psicoses, adquirindo uma Psicose permanente. Com um sucesso normal (sem ampliação), a vítima também deve rolar na Tabela de Psicoses, esta, porém será temporária (1d10 dias). Numa Falha Crítica o personagem leva duas Psicoses diferentes (e ambas, permanente).

A intensidade da Psicose é definida pela cena em si (Maior ou Menor) assim como sua penalidade (e sim, penalidade pelos Sumidouros do Mal também entram nessa conta).

Exemplo: Adrien, um caçador de vampiros está indo em direção ao Castelo Ravenloft em busca de sua maior presa… Ele chega até uma encruzilhada na estrada onde há um pequeno cemitério e uma velha forca que ainda range com o peso de um cadáver preso em suas cordas. Ao investigar, Adrien solta o cadáver e olha para o seu rosto, ele tem um súbito susto ao ver que o rosto do corpo é… O mesmo que o seu!

Isto foi um teste de Horror (Maior, -2) ao qual ele fracassou e tirou um 12 na Tabela de Psicoses, ganhando a Complicação Covarde.

De agora em diante, Adrien terá pesadelos com isso, e verá seu próprio rosto nos montros que ele encontra. Tornando a experiência de encarar as criaturas da noite, ainda mais tenebrosas…

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A Cidade do Sol a Vapor

Escrito e idealizado por Gleb “Crazy Sage” Igumnov e Vitaliy “Barahir” Simonov, o “The City of the Steam Sun” foi lançado em inglês e em russo e agora chega ao Brasil pela Odyssey Publicações com a tradução de Marcus Mauro, Diagramação de Alexandre Pedroso, Revisão Álvaro Ramos e Luiz Fernando “Alface” e Coordenação do projeto e Revisão final de Leandro Jardim.

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