Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Consertando esta regra de Savage Worlds

Consertando-esta-regra-blog2

Nós sabemos que Savage Worlds é o sistema mais rápido, furioso e divertido que existe, e esse espírito selvagem é muito bem representado em suas regras! Pelo menos na maioria…

Hoje falaremos de um singela regra que vai contra os três princípios, mas calma que também apresentarei uma versão melhorada dela. Então pegue sua caixa de ferramentas por iremos consertá-la!

Proteção Balística

Na página 81 do SWADE Ed. Revisada, debaixo da coluna de armaduras modernas nós temos a seguinte passagem:

Proteção Balística: Armadura marcada com um asterisco reduz o dano por balas em 4. “Balas” incluem disparos físicos de uma arma de fogo. Aplique PA apenas para o valor de Armadura do item.

Se você imaginar a situação dela em jogo já dá pra saber quais são os seus problemas. Armaduras e escudos balísticos em Savage Worlds não são representados apenas por seu valor de defesa, mas também por uma redução direta no dano.

Sabendo que ela terá efeito quase toda hora, isto é problemático pois complica um cálculo que já era relativamente simples. Além de deixar personagens que usam esta armadura consideravelmente mais fortes, e combates contra extras as usando ficam desnecessariamente demorados.

Aliás, não só é necessário fatorar a redução de dano, quanto a Perfuração de Armadura da arma. Que eu devo lembrar que com exceção de escopetas, todas as armas de fogo modernas tem.

Não é a toa que a maioria dos cenários selvagens dão um jeito de ignorar ou anular esta regra de alguma forma. Seja sendo cenários “medievais” que não possuem esta tecnologia, ou cenários futuristas que usam o avanço da tecnologia para deixar Proteção Balística irrelevante. Até mesmo Titan Effect, um cenário moderno, completamente ignora esta regra.

Consertando

Mas sem mais delongas, a versão consertada:

Proteção BalísticaAo fazer rolagens de Absorção de dano por balas usando uma armadura marcada com asterisco, o usuário tem um sucesso automático na rolagem de Vigor, garantido que ao menos um Ferimento seja absorvido. Isso significa que a rolagem não é necessária se o dano causou apenas um ferimento. “Balas” incluem disparos físicos de uma arma de fogo. Proteção Balística não faz efeito se a PA da arma for igual ou maior que o valor de Armadura do item.

Se você quiser um tom um pouco mais realista, inclua a frase abaixo:

O alvo do ataque continua Abalado mesmo se conseguir absorver todo o dano de um tiro por arma de fogo. (Veja os detalhes de Rolagens de Absorção na página 111).

A linha de pensamento aqui foi a seguinte:

O primeiro passo é simplificar a regra e facilitar a matemática. Sabendo que -4 de dano equivale a um sucesso ou ampliação a menos, logo, equivale a um Ferimento a menos.

Em segundo lugar é necessário fazer com que ela venha em momentos mais específicos para que os combates não fiquem mais lentos por isto. Decidindo então por limitá-la a Absorção.

Terceiro, foi só adicionar o que faz sentido. Se o PA da arma é igual ou maior que o nível de proteção da Armadura, entende-se que a armadura é completamente anulada pelo projétil, então não faz sentido que ela ainda possa salvar a pele neste caso. Outro detalhe foi manter o Abalado mesmo se conseguir absorver o dano inteiro, o que faz sentido pois mesmo se o projétil não penetrar a armadura, ainda causaria uma pancada semelhante ao de um martelo de guerra.

Espero que este artigo tenha sido de ajuda, não só para melhorar suas mesas modernas e semi-futuristas, como também dar aquela intuição no processo de analisar e alterar uma regra já existente. 

Savage Worlds Edição Aventura é um sistema para RPG de mesa publicado no Brasil pela Retropunk.

Siga a Odyssey em nossas redes sociais para mais notícias selvagens!

Compartilhe esse post:

+ Posts