Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Consertando esta aventura com Wiseguys

waterdeep-dragon-heist_2

Em 2018 a Wizards of the Coast inaugura uma nova leva de aventuras oficiais para o D&D 5ª Edição. Começando com a primeira aventura da duologia de Waterdeep, Dragon Heist. Uma aventura que prometia ser uma quebra dos moldes das aventuras oficiais até então, tendo um cenário urbano e focando mais na intriga e investigação do que invadir masmorras e desviver monstros para levar o tesouro.

Desta vez, para levar o tesouro, os personagens deveriam efetuar um heist (assalto) para isto. Ao menos era o que o título da aventura indicava. A maioria dos mestres e jogadores ficram um tanto quanto surpresos por não haver nenhum heist na aventura que se chama Dragon Heist

Uma breve análise

Waterdeep: Dragon Heist não decepciona somente nesse quesito. A aventura possui capítulos inteiros descrevendo os covis dos vilões, sem sequer ter uma justificativa em sua duração para que os jogadores invadam. Ou seja, mais da metade do livro não é usado. E antes que diga: não, as missões das facções não são o suficiente

Em geral a aventura mantém um bom ritmo de investigação que culmina em um clímax no 3º capítulo, para desperdiçar toda a construção no 4º capítulo que sem dúvidas é o pior de todos. Sendo um capítulo de eventos completamente artificiais que cometem o pecado mortal de railroading (cercear decisões dos jogadores em prol da “história”).

Esta aventura começou uma tendência de aventuras oficiais com ideias interessantes, porém mal cozidas. É uma aventura que tem muito potencial, mas sem dúvidas este potencial só existe na forma crua de potencial desperdiçado.

Mas tem conserto? Tem sim!

Para começar, vamos pegar nossa caixa de ferramentas. Obviamente, como iremos narrar ela em Savage Worlds, nós vamos precisar do livro base do SWADE Ed. Revisada, seguido do Fantasy Companion para, , regras do cenário fantástico e a maioria das estatísticas de npcs e monstros e do livro de Wiseguys para regras sobre organizações criminosas, favores e contatos, e o princial deles: Assaltos!

Eu queria muito recomendar o Savage Pathfinder aqui, porém para este tipo de aventura ele não é a melhor escolha. E como a maior parte dos possíveis combates são contra npcs humanoides, o Bestiário do PFSW também não se faz tão necessário. O Fantasy Companion por outro lado, já tem quase tudo o que você vai precisar.

Agora, que temos o nosso kit de ferramentas em mãos, vamos começar pela mudança mais importante:

Adicionando um 'Heist' em Dragon Heist

Esta aqui é a mudança mais óbvia que você já viu, e que de alguma forma os escritores da WotC não pensaram nisto. Jogue fora o 4° capítulo, e substiua-o por um heist (assalto) ao covil do vilão de sua escolha!

É aqui que entra as lindas mecânicas para assaltos do Wiseguys! Use esta regra como uma Tarefa Dramática em etapas como o livro sugere e usando suas tabelas e complicações para apimentar a situação. Você não precisa memorizar o mapa inteiro do covil, apenas pegue as cenas mais interessantes e faça elas ser as etapas do Assalto para alcançar a Pedra de Golorr.

Lembre-se que este é o heist que a aventura promete, então faça esta cena ser memorável! Este é o momento onde os personagem podem estar cara-a-cara com o vilão que você escolheu e tudo pode dar muito certo ou muito errado. Tempere com um possível cena de Perseguição para escapar do covil caso as coisas fiquem agitadas!

E tem mais

As regras de Favores e Amigos Nossos combina muito bem o jogo de facções que a aventura apresenta. Não esquenta em converter os números de reputação, apenas dê um favor grátis para cada missão que o grupo fazer por uma facção específica (e retire pontos de favor se fizerem missões para uma facção rival).

A Vantagem Goodfella (Bom Companheiro) também se encaixa para personagens que já querem começar sendo parte de uma facção. Só lembrar de alterar os pré-requisitos para que faça sentido para tal.

Além disso, o Fantasy Companion tem regras para construção de Base da equipe. o que cai como uma luva para a propriedade que os personagens rebem como recompensa no começa da aventura.

Este artigo foi inspirado pelo blog The Alexandrian, que fez um ótima análise de Waterdeep: Dragon Heist, não só isto como a sua versão The Alexandrian Remix é para muitos a versão definitiva desta campanha.

Savage Worlds Edição Aventura é um sistema para RPG de mesa publicado no Brasil pela Retropunk.

Wiseguys é um cenário de RPG para Savage Worlds que aborda a vida do crime organizado. A aqueles que apoiaram, vai nosso sonoro MUITO OBRIGADO!

Compartilhe esse post:

+ Posts