BuXia – A Filosofia de Arte da Guerra: Nova Era

buxia Blog

Na semana passada, falamos sobre o contexto geral da história do Arte da Guerra: Nova Era. Mas ainda há algo bem importante para entendermos o Império San e o seu povo: o BuXia, o código moral e filosófico que todo o povo San resguarda de alguma forma.

Artigo anterior: Mergulhando na Lore de Arte da Guerra

BuXia é mais do que uma filosofia, é a cola que uniu o Império San e o seu povo por séculos na história. Sim, o Imperador e as cortes são importantes para a unidade política desde vasto Império, mas a unidade moral e espiritual vem dos ensinamentos ancestrais que precedem ao próprio Império. Sua aderência é aquilo que separa o povo San dos bárbaros do outro lado da muralha, ou daqueles que vem dos mares.

O BuXia é um código de conduta que tem como doutrinas, Benevolência, Coragem, Harmonia & Moderação, Honra e Respeito & Cortesia. Todos, do simples camponês a até a Família Imperial seguem o Caminho do BuXia, embora há variações de piedade e no foco das doutrinas seguidas.

Benevolência

É o princípio mais claro a ser seguido, e tomado com a principal pela maior parte do povo comum do Império. O que separa um ronin que protege um vilarejo, dos bandidos que o atacam é esta virtude. Ambos podem ter a mesma posição social, histórico, e o fato de ter uma lâmina como oficio, mas as suas escolhas são o que os colocam frente a frente neste cenário. Pois um claramente falha com a Benevolência.

Coragem

É seguida principalmente por aqueles que tem a guerra como meio de vida, mas não necessariamente apenas eles. Para um samurai, coragem é defender e seguir as ordens do seu senhor até o fim, mas isto não é exatamente verdade para um shinobi, que tem completar sua missão não importando os meio como a maior prova de Coragem.

Harmonia & Moderação

Em tempos de caos como este, Moderação é a mais difícil das virtudes, porém a mais nobre. Harmonia é o fim que todos desejam chegar, mas saber quanta pressão impor a uma ferida sem piorá-la requer habilidade. Como dizem os sábios: “O guerreiro com maestria nas técnicas mais letais, não irá usá-las contra um inimigo de menor habilidade.”

Honra

É o motivo do conceito de “salvar a imagem” ser tão difundida, especialmente entre as classes mais altas. Honra é estar constantemente em julgamento interno sobre suas ações. Afinal, de que valor tem seguir os ensinamentos se é apenas para mostrar-se justo? Aquele realmente justo, não deixará de ser mesmo se todos a sua volta forem corruptos.

Respeito & Cortesia

O Império pode ter sido conquistado com as armas, mas somente o Respeito manterá ele unido. Não atoa, esta é a virtude mais valorizada por cortesões e pela Família Imperial, uma vez que o respeito mútuo do Imperador com seus vassalos e súditos é o que mantém uma dinastia no trono. Faltar com Cortesia resulta nas mais devastadoras das consequências, como fechar portas para oportunidades e perder imagem.

O que é ser um Herói?

Esta é uma pergunta que não é facilmente respondida, mesmo sobre os preceitos do BuXia. Discussões filosóficas sempre surgem entre os círculos de sábios. Até mesmo heróis dentro de um mesmo grupo podem discordar de quais ensinamentos enfatizar.

Um samurai por exemplo, tem a Coragem como principal virtude, enquanto um espadachim errante que se dedica a caçar contraventores pelo bem comum tem Benevolência como princípio. Isto não significa que um samurai não deva ser benevolente ou que um youxia possa fraquejar ao encontrar algo maior e mais forte do que um simples bandido, por exemplo. As virtudes do BuXia são como um corrente, um elo se interliga ao outro, este é o ensinamento que os sábios buxistas nos dão.

E lembre-se: Qualquer um pode ser um Herói. Mas apenas Lendas serão lembradas…

Apoie Arte da Guerra: Nova Era e torne-se uma Lenda!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é logo_canal_odyssey.png

Siga a Odyssey em nossas redes sociais para mais notícias selvagens!

Compartilhe esse post:

+ ARTIGOS