Apresentando Savage Worlds – Bem Vindos à Selvageria!

Savage Worlds

Olá olá selvagens! Sejam bem-vindos à mais um artigo sobre o nosso querido Savage Worlds… Espere, como assim você ainda não conhece? Então deixe-me apresentar os básicos do sistema. Cuidado para não se apaixonar (ou não tome, a escolha é sua)! 

Este é um artigo que eu já estava devendo desde que eu escrevi o primeiro artigo sobre o Frenesi aqui no site (um ótimo artigo pra ler depois desse, inclusive). Então, é hora de pagar essa dívida, não?

Savage Worlds Edição Aventura (abreviado como SWADE) é a 4ª edição (3ª aqui no Brasil) de um sistema de RPG genérico criado por Shane Hensley e Clint Black, com base em um wargame de Deadlands lançado pela mesma editora, a Pinnacle Entertainment. E distribuído no Brasil pela Retropunk Publicações.

A Proposta Selvagem

Para começar, Savage Worlds possui dois lemas: O primeiro é “Em Qualquer Hora, Em Qualquer Lugar” denotando que esse é um sistema generalista, tal como seu irmão mais velho GURPS. Mas ao contrário dele é “Rápido! Furioso! Divertido!” pois ele não perde tempo com burocracias e simulacionismos. 

Algo que eu acho até errôneo em apresentar Savage Worlds, é dizer que ele é um sistema ‘pulp’. O problema é que o termo perdeu seu significado, pois ninguém mais se lembra da época das revistas super-baratas que tinham estórias contidas e divertidas, fazendo você ter que explicar o que é ‘pulp’ ao invés de explicar Savage Worlds. O outro problema é que se trata de um ótica limitante, já que o ouvinte médio vai achar que o sistema é só pra isso, o que não é verdade.

Agora, se eu tiver que apresentar a proposta com minhas própria palavras, eu diria que Savage Worlds é um sistema de ação cinematográfica, já que ele não só tem terminologia que se remete a isso (como Extras e Cartas Selvagens), como as próprias regras com explosões de dados, Falhas Críticas e etc. emulam os altos e baixos que filmes de ação tem, fazendo você colar na cadeira, não sabendo o que vai acontecer.

Os Básicos do Sistema

Savage Worlds usa um kit de dados padrão que os RPGistas já conhecem: d4, d6, d8, d10 e d12, com o d20 sendo relegado a tabelas e afins. Além disso, ele também usa um baralho padrão com dois Curingas inclusos, este será para a iniciativa (falarei mais sobre em um próximo artigo) e pra algumas tabelas, como Interlúdios.

Adicione modelos de explosão, cartas de aventura, terrenos e minituras a gosto!

Logo de cara, já vemos que ele tem a proposta de usar “todos esses dados estranhos” que você tem, mas quase nunca usou porque o seu sistema anterior era quase tudo no d20. E Savage faz isso de uma maneira bem interessante:

Ao invés de definir com números, os atributos e perícias (coletivamente chamados de Características) em Savage Worlds são definidos por dados. Isso mesmo! Ao invés de ter “Força 4”, ou “Força 18 (+4)”, em Savage você tem Força d10, representando o dado que você vai rolar para os testes (junto com o Dado Selvagem, jajá falo sobre).

Além de tudo isso, também é bom ter marcadores, podendo ser fichas de pôker, tampas de garrafa, o que for, para representar os Benes (a caixa básica do Savage já vem com eles)! Eles são o metarrecurso que todos os personagens Cartas Selvagens e o Mestre tem! Falando nisso…

Extras e Cartas Selvagens

Há dois tipos de personagens em Savage Worlds: Extras e Cartas Selvagens.

Extras são desde capangas sem nome a personagens menores sem importância para o restante da aventura (tal como o Seu Zé, o ferreiro que vende utensílios e armas para os aventureiros, mas seu papel não vai mais longe do que isso). Extras rolam somente o dado de Característica para seus testes, não possuem Benes próprios e se forem atacados, caem no primeiro Ferimento.

Cartas Selvagens são aqueles personagens que tem o poder e a vontade para mudar a história. Eles são os personagens de Jogadores, os vilões controlados pelo Mestre, e até os capangas de alto escalão cujo nome já causa arrepios nos heróis (tal como Sir Lodwin, o cavaleiro traidor que jurou sua alma e serviço aos Poderes Sombrios e pragueja pelos campos liderando um grupo de bandidos).

Personagens Cartas Selvagens rolam o dado de Característica junto com um d6 especial chamado de Dado Selvagem, com o maior número entre os dados sendo o resultado (é como se todas as suas rolagens fossem feitas com vantagem, para aqueles que vieram de D&D, exceto que o outro dado é sempre um d6). Além disso, eles podem sofrer 3 Ferimentos antes de cair Incapacitados (caindo no 4º). Todos os Cartas Selvagens recebem seus próprios Benes, sendo 2 para aqueles controlados pelo Mestre, enquanto os personagens dos Jogadores começam com 3. 

Testes de Característica

Todos os testes em Savage Worlds são feitos contra uma Dificuldade, se rolar igual ou acima desta dificuldade, passou. No caso, a Dificuldade padrão é “sempre” 4 (há algumas exceções, como iremos perceber daqui a pouco). Então você rola o seu dado de Característica (o que estiver marcado no atributo ou perícia em questão), e se for um Carta Selvagem, o Dado Selvagem, se um deles for 4 ou mais, passou. Simples, não?

Para testes mais fáceis ou mais difíceis que o normal, bônus ou penalidades são aplicados, como +1, -1, +2, -2 e por aí vai. E nisso eu já consigo imaginar algo se passando em sua cabeça do tipo: “então se você for fazer um teste com -3 mas a perícia é d4, este teste é impossível?” E a resposta é não! Graças a uma das principais características do Savage Worlds: Os Áses! Em outras palavras, os dados explodem!

Basicamente, se você tirou o maior número possível no dado (ex: 6 no d6), você rola outro dado do mesmo tipo e adiciona na rolagem anterior… E isto continua se você tirar o número máximo DE NOVO! Isto torna possível uma simples rolagem de d6 resultar em um 26 por exemplo! Animal, não? Ou melhor: Selvagem!

Mas não termina aqui, pois cada resultado 4 acima da Dificuldade são chamados de ampliações. Primeiramente, aí o motivo das dificuldades serem (quase) sempre 4, pois cada resultado múltiplo de 4, é um “sucesso a mais” (4, 8, 12, 16 e por aí vai)! Segundo, que somando aos Áses, qualquer personagem pode ser bem-sucedido ou até tirar ampliação em um teste, resultando em cenas suspreendentes!

Benes e...

“Droga, rolei 2 no meu d4 e 2 no meu d6 Selvagem, vou ter que engolir essa falha?”

Não, jogador(a) imaginário(a)! Pois outra característica marcante do Savage são os Benes! Lembra daqueles marcadores que eu falei pra você trazer pra mesa? São eles!

O principal uso dos Benes são rerrolar testes de Características e rolagens de dano fracassados. Se o resultado não foi do seu gosto, entregue um desses marcadores pro Mestre e role tudo de novo. Se não gostar do outro resultado, pode torrar mais um Bene! O melhor aqui é que mesmo rerrolando, você não descarta resultados anteriores (com uma exceção…), ou seja: você pode escolher seu resultado! A não ser que a sua rolagem tenha sido uma…

Falha Crítica!

“Rolei 1 nos dois dados… Mestre, por que esse sorriso?”

Porque você acabou de tirar o resultado mais temido de Savage Worlds… A Falha Crítica! Também conhecida como “olhos de combra, ou snake eyes“. 1 no dado de Característica e 1 no Dado Selvagem é basicamente isto. E esse é o caso de gastar tantos Benes e brincar com o destino rolando d4, caro(a) jogador(a) imaginário(a).

Quando este temido resultado aparece, nenhuma rerrolagem pode ser feito (nem com Benes!). Além disso, é uma carta branca para o Mestre introduzir uma complicação na história! O que pode variar do clichê e cômico, a até situações mais sérias…

Expandindo o conhecimento:

Esse é só o primeiro passo  em sua jornada selvagem! Você pode continuar lendo alguns artigos a seguir, e muito mais aqui no site:

Se você chegou até aqui, é de se imaginar que você no mínimo se interessou pelo sistema! Então seja bem-vindo! Savage Worlds é distribuído pela Retropunk Publicações aqui no Brasil, então se quiser o seu, é por lá.

Além disso, quem não caiu de paraquedas no site sabe que Savage Worlds é nosso sistema de coração. Tanto é que já trouxemos três cenários para ele: Crystal Heart, Wiseguys e A Cidade do Sol a Vapor. E vamos continuar trazendo conteúdo para ele!

Savage Worlds Edição Aventura é um sistema para RPG de mesa publicado no Brasil pela Retropunk.

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