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Alternativa para interações, clima ou ainda dia/noite

aleatorizando 1 blog

Há muito tempo, buscava alternativas para as cartas do Savage Worlds para decidir de forma rápida e dinâmica como NPCs e ambientes se apresentariam ou interagiriam com os jogadores. Sendo viciado em dados diferentes e possuindo muitos dados de Star Wars da Fantasy Flight, inspirei-me em um artigo que li há muito tempo sobre o uso dos dados FATE no sistema da Fantasy Flight como alternativa (Se alguém lembrar ou souber desse artigo, por favor, envie o link).

A ideia é a seguinte:

Para quem não tem os dados de Star Wars em mãos, ele é um d12, com a seguinte distribuição:

  • 2 lados com 1 ponto branco,
  • 3 lados com 2 pontos brancos,
  • 6 lados com 1 ponto preto,
  • 1 lado com 2 pontos pretos,
  • O restante está sem pontos.

 

Para ações ruins dos jogadores ou complicações sociais:

  • 1 ponto branco: As pessoas agem de forma indiferente e vendedores não aceitam barganhas de itens.
  • 2 pontos brancos: As pessoas, mesmo com raiva ou algum sentimento negativo, interagem normalmente com os jogadores; vendedores ainda aceitam barganhas.
  • 1 ponto preto: As pessoas são rudes e, se houver barganha, os vendedores expulsam os jogadores da loja.
  • 2 pontos pretos: As pessoas xingam e brigam com os jogadores; vendedores encarecem seus produtos à escolha dos narradores. Caso haja barganha, a má fama dos jogadores se espalhará pela cidade.

 

Para ações de valor dos jogadores ou vantagens sociais:

  • 1 ponto branco: As pessoas agem de forma amigável e os vendedores podem conceder descontos e mostrar itens de qualidade excelente.
  • 2 pontos brancos: Os jogadores são recebidos como celebridades; os vendedores dão desconto mesmo sem os jogadores barganharem e oferecem itens valiosos e de qualidade excelente antes dos itens mundanos.
  • 1 ponto preto: As pessoas, mesmo com raiva ou algum sentimento negativo, interagem normalmente com os jogadores; os vendedores ainda aceitam barganhas e, se perguntados, mostram itens valiosos.
  • 2 pontos pretos: As pessoas agem de forma indiferente e os vendedores não aceitam barganhas de itens; se perguntados, ainda mostram itens valiosos.

 

Para ações neutras dos jogadores ou sem vantagens sociais:

  • 1 ponto branco: As pessoas agem de forma amigável e os vendedores podem conceder descontos e mostrar itens de qualidade excelente.
  • 2 pontos brancos: Os jogadores são recebidos como celebridades; os vendedores dão desconto mesmo sem os jogadores barganharem e oferecem itens valiosos e de qualidade excelente antes dos itens mundanos.
  • 1 ponto preto: As pessoas são rudes e, se houver barganha, os vendedores expulsam os jogadores da loja.
  • 2 pontos pretos: Algumas pessoas podem xingar e brigar com os jogadores; alguns vendedores encarecem seus produtos à escolha dos narradores. Caso haja barganha, a má fama dos jogadores se espalhará pela cidade.

 

Para questões climáticas:

Vai depender do ambiente em que vocês estão. Se estiverem num deserto, por exemplo, os resultados em preto podem gerar uma nuvem de areia passageira (1 ponto preto), uma tempestade de areia (2 pontos pretos), um ambiente rochoso que fornece sombra para os jogadores descansarem (1 ponto branco) ou ainda um oásis para os jogadores se abastecerem de água e se refrescarem (2 pontos brancos).

Bom, é isso, galera. Eu tenho outros usos diferentes para esses dados. Caso gostem, enviem seus feedbacks e compartilhem como os jogadores reagiram ao uso desses dados que estavam encostados/guardados na bolsa/caixa de dados de vocês.

Nicholas “Necrolas” Minora

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