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A Cidade do Sol a Vapor – Optando pelo gênero Detetive

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Hoje nos aprofundaremos à história de detetive e compartilhamos dicas sobre como criar e promover suas próprias histórias neste gênero.

Neste caso, queremos dizer um detetive clássico no espírito das obras de Arthur Conan Doyle ou Agatha Christie. Tais tramas são bem adequadas para jogadores que gostam de trabalhar com informações, analisar fatos díspares e resolver problemas lógicos. Heróis de histórias de detetive podem ser detetives profissionais (funcionários de uma agência de detetives ou guardas), bem como amadores que foram pessoalmente afetados pelo crime.

É conveniente planejar tais cenários “de dentro para fora”: primeiro, você precisa elaborar quem, como e por que cometeu o crime; então – que evidência um criminoso poderia deixar; e finalmente – como os personagens podem encontrá-la. Como regra, cada cena da investigação é construída em torno de várias pistas – fragmentos de informação que ajudam os heróis a entender como o crime ocorreu e onde novos dados podem ser encontrados. É importante manter um equilíbrio: por um lado, as pistas devem ser óbvias o suficiente para atrair a atenção dos jogadores e, por outro – nenhuma pista por si só deve apontar inequivocamente para o culpado. Se os personagens não conseguirem encontrar uma única pista, a trama simplesmente para. Portanto, tente pensar em como fornecer informações aos heróis, mas não escondê-las, e não permita a perda de evidências importantes por causa de uma jogada de dados malsucedida. Considere que a jogada malsucedida os forçará a enfrentar uma nova ameaça ou outras consequências, mas não levará à perda de informações importantes.

Tente usar toda a gama de conhecimentos e habilidades dos personagens. Não se limite a usar testes monótonos de Perceber e Pesquisar. Se o personagem for um excelente atirador, ele pode determinar bem o calibre da arma que matou a vítima. Detetives que são bons em reparos provavelmente serão capazes de distinguir uma avaria acidental de uma distração. Se houver jogadores que preferem métodos de força em seu grupo, pense em possíveis obstáculos que eles podem superar, por exemplo, pode haver bandidos contratados por concorrentes, ou membros de gangues, encobrindo seu amigo, para quem há uma caçada.

Outro problema comum dos jogos de detetive é o desenvolvimento excessivamente lento e monótono do enredo. Para evitar isso, pense nos obstáculos no caminho para as evidências. Talvez uma testemunha importante tema por sua vida e não queira se render ao detetive; ou os detetives não são os únicos envolvidos na investigação, e os personagens têm que correr com os concorrentes. A dinâmica de uma história de detetive também pode ser fornecida com um limite de tempo. Por exemplo, se os personagens não fizerem nada por um longo tempo, uma testemunha importante pode ser morta pelo culpado, e um suspeito terá tempo suficiente para deixar a cidade. O principal a lembrar é que esse método deve complicar a investigação ou fazer com que seu final não seja tão bem-sucedido quanto os heróis gostariam, mas não bloquear o desenvolvimento posterior da trama. Por exemplo, a testemunha pode ter tempo para esconder algumas notas.

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A Cidade do Sol a Vapor

Escrito e idealizado por Gleb “Crazy Sage” Igumnov e Vitaliy “Barahir” Simonov, o “The City of the Steam Sun” foi lançado em inglês e em russo e agora chega ao Brasil pela Odyssey Publicações com a tradução de Marcus Mauro, Diagramação de Alexandre Pedroso, Revisão Álvaro Ramos e Luiz Fernando “Alface” e Coordenação do projeto e Revisão final de Leandro Jardim.

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