O Livro dos Mortais apresenta o mundo e o cenário do A Cidade do Sol a Vapor, sendo fundamental para entender e se familiarizar com os fatos dessa terra parecida com a nossa, mas com grandes mudanças, nele tanto o mestre quanto os jogadores encontrarão a história da cidade e da época e tudo que precisam para iniciar suas aventuras.
O livro aborda mudanças na criação de personagens do Savage Worlds, que Vantagens não estão disponíveis e apresenta uma variedade de novas Vantagens. Novas Complicações também estão disponíveis, amaldiçoando PCs com dívidas com Demônios ou paladares muito refinados (causando doenças ao comer cogumelos e ratos que fazem parte da dieta básica da Teia).
Tecnologia
Não seria um cenário steamtech sem um pouco de steamtech, certo? Então, uma visão geral da tecnologia e da ciência em Limbo é fornecida. Combustíveis padrão da Terra não funcionam bem neste mundo. Para compensar, engenheiros desenvolveram uma tecnologia de ar pressurizado mais sofisticada, permitindo pistolas e rifles de ar avançados, tecnologia de vapor literal usando “enxofre” em vez de carvão e dispositivos tecnomágicos como pistolas e próteses.
Trens a vapor e táxis estão disponíveis, correio pneumático cruza a cidade e uma pequena automação começou. Existem algumas regras bem detalhadas para criar Invenções e Autômatos, que são divertidas de brincar.
Magia
Há um pouco de magia acontecendo em A Cidade do Sol a Vapor, com Antecedentes Arcanos para dar suporte aos diferentes estilos. Há Tecnomagos, que canalizam energia arcana por meio de equipamentos em vez de rituais; Magos Sombrios, que usam sacrifícios humanos; e os Abençoados, que canalizam o poder do divino. Há uma lista de poderes indisponíveis e os restantes são divididos entre os três Antecedentes Arcanos.
O que é legal é que cada um deles fornece suas próprias manifestações e como o poder pode se manifestar por meio de cada método. Invisibilidade permite que um Tecnomago assuma aspectos como um camaleão e um Mago Sombrio se funde com as sombras.
Alguns novos poderes estão presentes – processamento de matéria inanimada permite que um Tecnomago prepare materiais para invenções magomecânicas e tratamento de matéria viva permite o mesmo para material biológico. Ambos auxiliam em testes de Consertar e Curar, respectivamente.
O cenário
Há muito contexto no livro, o que realmente ajuda a posicionar você no cenário.
Ele é bem distribuído e é breve quando é necessário, mais expansivo quando detalhes são precisos. De grande utilidade são as seções intermitentes “O que você sabe” – listas de marcadores detalhando o que o leigo sabe sobre o Limbo, ou a Teia, ou o Sobrenatural na Teia, etc. Esses são ótimos folhetos para os jogadores para ajudá-los a digerir o cenário. Há muitos personagens de fundo mencionados e eles podem ser bons benfeitores ou oponentes, dependendo das inclinações dos jogadores. Algo bem posicionado são as sociedades secretas, como por exemplo à Ordem de St. Germain, caçadora de demônios…
Há também algumas boas informações e mecânicas sobre as perigosas terras devastadas que cercam a Teia, com mais sementes de enredo na forma de civilizações em ruínas.
E outras coisas
O layout e os elementos de design dos dois livros são muito bons. Eles fluem facilmente e a fonte e as bordas ajudam a enfatizar o cenário. A arte é realmente boa e evocativa, com algumas peças muito legais que destacam o mistério e a estranheza do mundo. Eles apresentam um cenário e uma cosmologia realmente interessantes de forma muito vívida, com muito conteúdo voltado para ser jogável, e são muito interessante de ler.
Há muitas possibilidades e opções em potencial que podem ser jogados em A Cidade do Sol a Vapor e as diversas aventuras prontas te levam ao clima do cenário e abrem portas para muitas possibilidades.
A Cidade do Sol a Vapor
Escrito e idealizado por Gleb “Crazy Sage” Igumnov e Vitaliy “Barahir” Simonov, o “The City of the Steam Sun” foi lançado em inglês e em russo e agora chega ao Brasil pela Odyssey Publicações com a tradução de Marcus Mauro, Diagramação de Alexandre Pedroso, Revisão Álvaro Ramos e Luiz Fernando “Alface” e Coordenação do projeto e Revisão final de Leandro Jardim.
Siga a Odyssey em nossas redes sociais para mais notícias selvagens!