Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O Suprassumo da Selvageria em Savage Rifts®

apresentando-rifts

Rifts (ou Fendas) é um cenário criado originalmente pela Palladium Books. Vinda da mente criativa de Kevin Siembieda, que junto de seu xará Kevin Long criaram a maior partes das icônicas artes do Rifts RPG clássico. A Palladium também havia feito outros RPGs em sua época, como o Palladium Fantasy (o universo de fantasia da mesma) e rpgs licenciados de marcas famosas, como o de Tartarugas Ninjas e Robotech.

O sistema da Palladium era notoriamente complicado e descaradamente desbalanceado. O que junto com a proposta maluca do cenário, afastava muitos jogadores. A cereja do bolo é a infame regra de Mega Dano, que tornava o jogo inteiro uma corrida às armas para adquirir armas e armaduras MDC (Capacidade de Mega Dano), isto além das multiplicações por 100 que eram feitas em jogo.

Felizmente, a Pinnacle conseguiu marcar uma parceria com a Palladium, e daí o Savage Rifts nasceu. O cenário complexo, intrigante, alienígena e maravilhoso de Rifts, agora em um sistema que é rápido, furioso e divertido!

O 'discurso de elevador'

Em nosso futuro, a Terceira Guerra Mundial irrompeu em uma cicatriz metafísica. A magia retornou, fendas para outras dimensões se abriram, e horrores alienígenas atravessaram para destruir nosso mundo. Mas isto foi à duzentos anos atrás; pois este é um cenário PÓS-pós-apocalíptico. Novas nações se ergueram, como os opressores humano-supremacistas da Coalizão de Estados e os feiticeiros sombrios da Federação da Magia. Você é parte da (relativamente pequena e recente) Legião do Amanhã, tentando tornar o mundo um lugar melhor.

Graças à estas fendas dimensionais, quase tudo existe no cenário. Um dragão, um psíquico derrete-mentes, um mago alienígena, um piloto de mecha, e um ladrão sabichão podem encaram ameaças como soldados, cultistas, robôs, demônios, vampiros, elementais, mutantes, e além. O sistema Savage Worlds permite que personagens de variados “níveis de resistência” lutem lado-a-lado enquanto mantém o jogo rápido, furioso e divertido.

Tá, mas por que Savage Rifts®?

Há três motivos para que eu sustente o argumento do título:

Primeiramente, se o texto não deixou claro, Rifts é um daqueles cenários onde você pode fazer basicamente tudo. Deuses? Check. Entidades alienígenas? Check. Vampiros? Check? Mechas e power armors? Check! E muito mais!

O que me leva ao segundo motivo. Savage Rifts é o cenário que mais testa os limites do sistema. Eu estou falando em 4d6 ser o dano mediano das armas mais comuns do cenário e 12 de Resistência ser relativamente baixo! Muitas criaturas e personagens são consistentemente fortes em um nível de poder aloprado se comparar com um jogo normal de SWADE… E ah, não falaremos de Glitter Boys, pelo menos por enquanto…

O terceiro motivo é que toda essa loucura é MUITO bem organizada dentro da lore. Savage Rifts é de longe o cenário selvagem mais denso e que mais possui suplementos destacando partes diferentes do cenário. Cada um trazendo novas opções de personagem, expandindo o bestiário, e dando mais informações para enriquecer o cenário. E ah! Cada um deles trás uma aventura em pontos-chave para pegar e já começar a narrar. Quem em geral são muito boas.

E aí, se interessou? Você pode conhecer mais deste cenário com o material gratuito que você pode acessar abaixo, e também nos próximos artigos sobre Savage Rifts.

Créditos e agradecimentos:

PK Levine pelo discurso de elevador em seu blog MyGURPS.

Arthur de Martino pela tradução não oficial da Introdução à Savage Rifts, cuja versão original pode ser encontrada no site da Pinnacle.

Este artigo veio da minha fome insaciável por querer contar um pouquinho sobre este cenário, ele pouco tem haver com projetos futuros da Odyssey.

Rifts® é um cenário e sistema de RPG publicado pela Palladium.
Rifts® para Savage Worlds é publicado pela Pinnacle; ainda não há uma versão oficial em português.

Savage Worlds Edição Aventura é um sistema para RPG de mesa publicado no Brasil pela Retropunk.

Siga a Odyssey em nossas redes sociais para mais notícias selvagens!

Compartilhe esse post:

+ Posts