Este artigo é o primeiro de uma série de recomendações de mídia Steampunk da cultura pop, para já dar o gosto e inspiração para A Cidade do Sol a Vapor, que aliás, está em Financiamento Coletivo!
Veremos filmes e veremos séries… mas você acha que a cultura Steampunk para no visual apenas?
Aqui vai umas recomendações de BANDAS com temática steampunk!
Obs: A ordem das indicações não serve pra representar se uma é melhor que a outra.
Começando por uma das mais antigas no ramo!
1. Abney Park
Abney Park é uma banda de Industrial (Crossover Folk), de Seattle, Estados Unidos. Ficou conhecida por ser uma banda precursora do gênero Steampunk (desde 1997).
A letra de suas músicas, seu visual e seu som (melodia) trazem muitas referências ao Steampunk, que é um sub-gênero da ficção científica que surgiu na literatura do séc.XIX (Julio Verne, Mary Shelley e Wells) e ganhou formas em diversas áreas, principalmente após o final dos anos 80. As letras da banda geralmente tratam sobre ficção, um exemplo disto é a música chamada “Post-Apocalypse Punk” que fala de um punk de 1906, um steampunk. Os sons imitam instrumentos de época e há até uma leve mistura árabe (o vocalista costuma tocar um derbaque, tambor árabe). Sua estética ultrapassa as roupas e acessórios: estendem-se aos instrumentos musicais e a performance no palco, se preocupando muito com os detalhes e acessórios, tudo extremamente pessoal e inventado, seguindo o estilo Steampunk, uma ficção científica que revisa o passado.
Logo em seguida, uma banda de muitas facetas, mas com uma temática forte, músicas com letras de engrenagens e todo um mundo cheio de vapor e aventura!
2. The Cog is Dead
The Cog is Dead é um trio de músicos steampunk que vieram da Inglaterra vitoriana no ano de 1893 a bordo de seu maravilhoso navio voador. O grupo é composto pelo Capitão John Sprocket (guitarra e voz), Renate Goodwin (bateria) e Bradley Harrington III (baixo). Eles agora viajam ao redor do mundo e ao longo do tempo tocando suas músicas maravilhosas e canções movidas a vapor enquanto se esforçam para vingar a morte de a engrenagem trazendo de volta motores a vapor e relógios analógicos!
Brincadeiras a parte, o grupo foi criado em 2006 por Jhon Mondelli e teve grande inspiração na banda citada acima… o que inicialmente era um projeto simples e de estúdio, virou um grande sucesso presente em palcos pelo mundo e sendo uma das maiores bandas dentro do gênero steampunk!
3. Dr. Steel
Rion M. Vernon, conhecido pelo nome artístico de Doctor Steel (nome completo, Doctor Phineas Waldolf Steel) é um músico americano e personalidade da internet de Los Angeles. Ele se apresentou em raras ocasiões com uma “banda de apoio”, alegando que uma banda de robôs fictícia estava com defeito. Os shows incorporavam marionetes, multimídia e performances de mulheres (“Enfermeiras” e “Escoteiras”) de sua equipe de rua, O Exército de Soldados de Brinquedo.
A banda esteve ativa até 2011 apenas, mas até hoje se fala muito de suas músicas e seu estilo unico e peculiar!
4. Steam Powered Giraffe
Steam Powered Giraffe tem sua própria mitologia ficcional influenciada pela subcultura steampunk, com os membros da banda retratando personagens tanto no palco quanto no disco; seu universo ficcional foi explorado por meio de diversas histórias em quadrinhos escritas e desenhadas principalmente por Isabella Bennett. Embora a banda tenha passado por várias mudanças de formação, ela sempre se concentra principalmente em três personagens robôs (interpretados pelos irmãos Bennett e um terceiro artista, embora a formação original apresentasse quatro robôs), com vários “humanos” auxiliando e realizando comédias, música e dança no palco, e vários robôs menores sendo representados por meio de marionetes ou dublagem. Até o momento, eles lançaram seis álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo, vários filmes de concertos ao vivo, forneceram as trilhas sonoras do videogame SteamWorld Heist de 2015 e sua sequência de 2024, bem como um single oficial para o videogame Battleborn de 2016.
O FC para A Cidade do Sol a Vapor já está acontecendo! Apoie:
A Cidade do Sol a Vapor
Escrito e idealizado por Gleb “Crazy Sage” Igumnov e Vitaliy “Barahir” Simonov, o “The City of the Steam Sun” foi lançado em inglês e em russo e agora chega ao Brasil pela Odyssey Publicações com a tradução de Marcus Mauro, Diagramação de Alexandre Pedroso, Revisão Álvaro Ramos e Luiz Fernando “Alface” e Coordenação do projeto e Revisão final de Leandro Jardim.
Siga a Odyssey em nossas redes sociais para mais notícias selvagens!